O Ramal do Ipiranga recebeu a ação social dos Amigos Solidários

By -

amigos-solidarios-ramal-ipiranga-blogdafloresta-1Da Redação – Neste sábado (11), os Amigos Solidários estiveram realizando ação social no Templo do Avivamento Pentecostal, rua Marapata (antigo Ramal do Ipiranga), bairro João Paulo II e parte do Distrito II, zona leste de Manaus. Os serviços foram de embelezamento, corte de cabelo, massoterapia, oftalmologia e um balcão de empregos.

A coordenadora, Rosa Nobre de Camargo, agradeceu aos profissionais que dedicaram seu tempo para servir outros e ao senhor Raimundo Nascimento Lima, quem deu o apoio com a infraestrutura.

amigos-solidarios-ramal-ipiranga-blogdafloresta-5Funcionárias da Ótica Americanas participaram da ação social oferecendo exames de vista gratuito e facilidades no pagamento da compra de óculos. Segundo a gerente Maria Lima são quatro anos que esta ótica trabalha “temos pesquisas que indicam que 90% da população necessita de exames de vista e 30% apenas sabe disso”. Explicou ainda, que a maioria das pessoas acima dos trinta anos apresenta dificuldades na leitura, por isso recomenda a realização, periódica de exames de vista.

amigos-solidarios-ramal-ipiranga-blogdafloresta-2Segundo o Pastor David Neto, que trabalha no ministério há cinco anos, a promessa de asfalto por parte da Prefeitura é feita a cada ano e disse “especialmente no período eleitoral, a gente escuta, mas nunca acontece e isso é algo que facilitaria muito otransporte das crianças e dos agricultores. É muito sofrimento na época de chuva”. Explicou ainda, a necessidade de contar, ao menos, com um box policial e o trabalho do Ronda do Bairro se estenda à área rural, “a gente fica refém das circunstâncias”, salientou.

amigos-solidarios-ramal-ipiranga-blogdafloresta-418 mil pés de alface por dia

A principal demanda das 540 famílias é o asfalto neste ramal que tem 8 quilômetros, neste sentido, o agricultor Raimundo Lima disse “acreditamos no Prefeito de Manaus, esperamos apenas que o dia que ele atenderá nossas demandas asfaltando, ao menos, a metade do ramal, pois com o asfalto teremos um posto de saúde, colégio e a saída de nossos produtos”.

amigos-solidarios-ramal-ipiranga-blogdafloresta-7Explicou ainda, que as crianças têm de caminhar 8 km para chegar nas escolas do bairro Jorge Teixeira para poder estudar, não contam com posto de saúde e o Ronda do Bairro, só aparece na época de verão, porque não consegue trafegar na época de chuva.

amigos-solidarios-ramal-ipiranga-blogdafloresta-8O sistema hidropônico é utilizado para a produção de alface, principal produto nesta área, o qual foi escolhido pelas famílias para investir, alguns que tiveram acesso ao credito do Banco do Brasil, a traves da agricultura familiar. São 18 mil pés de alface por dia que abastecem o Distrito Industrial, feira moderna, aeroporto e feiras pequenas. A produção do alface surgiu pela iniciativa de um japonês chamado Paulo Amada e que ensinou como produzi-lo. O senhor Raimundo Lima chegou, neste ramal, no ano de 1997, também se dedica à psicultura (tambaqui) e também fabrica os poços artesianos para os moradores do ramal. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil