O PODER DO OBRIGADO(A)

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Jefferson-Praia-banner-500x167_lateralO consumidor está cada dia mais exigente quanto à qualidade no atendimento. O empreendedor que não estiver atento a essa questão, está mais propenso a fechar as portas de seu negócio. Por outro lado, aquele que percebe o valor que o consumidor requer para si, na atualidade, está em sintonia com a realidade atual.

Ednéia é uma consumidora que gosta de ser bem atendida quando vai às compras. Um dia desses tivemos uma rápida conversa muito interessante: “Jefferson, as pessoas não são agradecidas quando se compra alguma coisa em seus estabelecimentos comerciais. Estou cansada de ver atendimentos que na hora do pagamento o consumidor é quem agradece. Não deveria ser o contrário? Ganho meu dinheiro suado, trabalho muito para tê-lo, e quando decido comprar algo o vendedor ou a caixa não agradecem por eu ter prestigiado a empresa na qual estou fazendo as minhas compras. Para mim o dinheiro é parte da minha vida – é meu tempo, minha energia, minha inteligência; na hora da compra é algo que eu estou dando a empresa em troca de um produto ou serviço. O dono da empresa tinha que ser grato e os funcionários também, você não acha?” “Sim, Édnéia, eu lhe entendo. Um agradecimento ao consumidor é fundamental, independente da posição da empresa no mercado.” “Jefferson, percebo a falta de agradecimento – o muito obrigado, das empresas que se encontram na parcela de mercado de maior concorrência. Em que será que essas empresas confiam quanto ao retorno do consumidor? A diferença nos preços não é relevante para o consumidor preferir a empresa A ou a empresa B, por exemplo. É por isso que muitas empresas vão à falência!”

Ednéia, assim como uma parcela significativa dos consumidores, quer apenas ser bem atendida! O empreendedor atual deve redobrar sua atenção na questão qualidade no atendimento. Vivemos em um mundo em plena revolução tecnológica. O consumidor está muito mais informado e mais exigente.

Dizer muito obrigado (a) é uma questão de aprendizado no meio familiar, desde os primeiros anos de vida, na escola ou ao longo da vida. Devemos sempre agradecer ao próximo pela atenção. A Dra. Laura Trice em uma palestra no TED- Tecnologia, Entretenimento e Design, intitulada: Remember to say thank you –   (Lembre-se de dizer obrigado ) afirma que ser agradecido por algo deixa a pessoa satisfeita; deixa-lhes com um bom sentimento. Chegou o momento dos empreendedores perceberem que nem tudo se resume ao preço ou à qualidade. Claro que esses são aspectos muito importantes, entretanto, o consumidor quer algo mais, quer ser agradecido/prestigiado. Cada agradecimento pode se transformar em uma motivação para fortalecer o relacionamento consumidor – empresa.

Roberto Brasil