O papel dos vereadores é de fiscalizar as obras para a Copa do Mundo

By -

CMM-BLOGDAFLORESTA-by-AIDAFERNANDESDa Redação – Mesmo com o pouco tempo para os avanços no Plano Diretor e no Plano de Mobilidade Urbana para a cidade de Manaus, a ser realizada pela Câmara Municipal de Manaus, a maioria dos vereadores disseram estar satisfeitos com o discurso de inauguração do ano legislativo, proferido pelo Prefeito Artur Neto, nele fez-se referência às obras a serem realizadas rumo a Copa do Mundo, já a bancada da oposição criticou dizendo não ter havido avanços significativos, especialmente na área educação.De acordo com o vereador Joãozinho Miranda (PTN), os parlamentares deverão se esforçar ao máximo neste ano que lhes foi incumbido mais esse papel de fiscalização, importante para a Copa do Mundo. Para o parlamentar, que fiscalizou a reforma dos terminais, o problema do T4 é serio e a empresa responsável deve ser retirada pelo descumprimento no serviço. Ele ressaltou também o trabalho do SINE nos terminais de passageiros onde a população terá todos os beneficios à mão.

Para o Dr. Isaac Tayah (PSD), este ano será difícil, depois do carnaval a preocupação será com a Copa e a recepção dos turistas e a fim de passar uma boa imagem da cidade, ele disse ¨faremos todos os esforços possíveis para dar o atendimento adequado e para que o turista não sofra, Manaus é uma cidade atrativa com pólo industrial, tem uma floresta e temos que acabar com a imagem de ser uma cidade na selva com jacarés e onça andando no meio da rua como muitos pensam, inclusive os próprios brasileiros que não a conhecem¨.

Para o vereador Marcel Alexandre (PMDB) que reclamou uma solução para o problema de água e da empresa responsável que deveria fornecer este serviço, além de cometer crime ambiental, até agora não tem dado nenhuma resposta. Falou também que não se pode pensar que uns quilômetros de asfalto sejam a solução para o município, deve se pensar na população vivendo com dignidade e recebendo os serviços básicos para tanto. ¨Eu acredito que temos força para este inicio de ano, mas o principal motivador é a Copa de Mundo, o que significa terminar muitas obras, a tarefa principal será a de fiscalizar essas obras, não somente o quadrilátero da Copa, pois Manaus não pode estar reduzida apenas a isto¨

Para o vereador Mario Frota (PSDB) a população espera muito trabalho dos parlamentares especialmente no que se refere à fiscalização das obras, embora reconheça que o Prefeito de Manaus tem avançado muito neste sentido, especialmente nas ruas principais, disse ¨temos que ser positivos, sem agressões verbais ao executivo, nós como vereadores temos a obrigação de denunciar o que estiver errado e estar sempre verificando como estão sendo executadas as obras¨.

¨Vamos trabalhar para avançar com o plano de mobilidade urbana de forma conjunta com a prefeitura e o Governo do Estado, tudo se tornará mais fácil, desta forma cumpriremos com o prometido para a realização da Copa do Mundo¨, disse o vereador Jornada (PDT).

O vice presidente da CMM, Sildomar Abtibul (PROS) está muito otimista com o trabalho em conjunto, entre Prefeitura e Governo do Estado para receber os visitantes para a Copa do Mundo. Explicou que com o plano diretor aprovado, agora a tarefa será de fiscalizar a sua implementação e execução, pois o planejamento e feito para vinte ou trinta anos.

O vereador Jairo Da Vical (PROS) disse ter uma expectativa muito grande neste ano de muito trabalho e reconhece que o prefeito de Manaus está focado na administração, segundo ele, quem ganha com tudo isso é a população, acredita que deva continuar com a transparência deixando um legado para a cidade.

Para o vereador Felipe (PTN) o ano 2013 foi muito bom e a preparação para o ano de 2014 promete ser melhor ainda. ¨A maquina está andando com muitas obras, muitas realizações e tendo a prefeitura como parceira será um ano muito produtivo¨.

¨Precisamos olhar com carinho também para a área rural, melhorar as condições do trabalhador, pois os alimentos vem daí para nossa mesa¨ disse o vereador Junior Ribeiro (PTN) que embora esteja satisfeito com as obras rumo a Copa do Mundo não deixa de se preocupar com os 200 mil trabalhadores do campo no município de Manaus, para isto ele está preparando uma proposta de lei que beneficie este setor dando celeridade aos trabalhos da comissão da agricultura que existe na CMM, mas que não funcionava há mais de dez anos.

Nova liderança petista na Câmara criticou o discurso

O novo líder do Partido dos Trabalhadores (PT), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador professor Bibiano criticou o fato de que não foi apresentada nenhuma ação efetiva de interferência no campo da educação, que possa mudar o quadro do ensino no município com vistas à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Uma das propostas apontadas pelo parlamentar é a inserção de profissionais das áreas de Serviço Social e Psicologia no ambiente escolar para a realização de trabalho multidisciplinar em parceria com professores. A adoção de meios para valorização dos profissionais da área, como por exemplo, o plano de reposição das perdas salariais é outra iniciativa que deveria ser adotada pelo executivo conforme o parlamentar. “Não se pode apostar na melhoria da educação única e exclusivamente a partir da adoção de um programa de alimentação para estudantes e da promessa de empréstimo para angariar recursos para a construção de novas escolas”, frisou Bibiano.//  (Mercedes Guzmán)

Redação