O CAMINHO DAS PEDRAS

By -

Jefferson-Praia-500x167Você tem que saber o “caminho das pedras.” Alguém já lhe disse isso?  O que significa? É fácil encontrá-lo? Como devemos proceder após conhecer a experiência dos mais bem sucedidos? Nas minhas aulas de Empreendedorismo, falo aos meus alunos: Sejam como “esponjas”, estejam sempre atentos para absorver o que as pessoas de sucesso dizem. Percebam seus comportamentos e, principalmente, suas idéias.  

O “caminho das pedras” é a forma de alcançarmos nossos objetivos; é o caminho certo. Algumas pessoas bem sucedidas financeiramente compartilham suas experiências. Eles podem nos ajudar a acelerar nosso aprendizado evitando erros comuns em nossas vidas.

Tenho sido atencioso em relação à trajetória de muitas pessoas. Procuro aprender com as experiências dos outros. E com as minhas, é claro!   Certa vez, assisti a uma palestra de alguém que começou o seu empreendimento de maneira bem simples e, hoje, já possui sua independência financeira.  Perguntei-lhe, ao fim da palestra: – diga-me em apenas uma palavra, qual o segredo de seu sucesso? Ele me respondeu: “Conhecimento. Procurei saber tudo que envolvia o meu negócio; li bastante e fiz diversos cursos. Até hoje, eu procuro ficar sempre atualizado com o que está acontecendo em meu mercado de atuação.”

Meu pai, caboclo do interior do Amazonas, que mal terminou o ensino fundamental e tornou-se um empresário de sucesso, agiu de modo semelhante: observou como os comerciantes que ganhavam dinheiro se comportavam em relação aos seus negócios. “Passei a imitar os que estavam tendo um bom desempenho em seus negócios, naquela época; vi como faziam suas compras, vendiam e tratavam seus clientes. Com muita dedicação, organização e um bom faro para negócios, ele se tornou um empresário de porte médio em Manaus.

Agarre sua oportunidade com “unhas e dentes”. A maior parte dos empreendedores de sucesso falam sobre suas experiências no momento em que sentiram a oportunidade bater em suas portas. Quase todos estavam preparados quando essa oportunidade chegou. Portanto, dia após dia, devemos fortalecer no que somos bons e melhorar no que somos fracos. Para o escritor e palestrante Antony Robbins “o encontro da preparação com a oportunidade gera o rebento que chamamos de sorte.”

Outro dia assisti a uma palestra de Patti Dobrowolski (no canal You Tube), intitulada: Desenhe seu Futuro. Eis as dicas de Patti: visualize o futuro que você almeja; acredite que você chegará ao futuro desejado; e, aja nessa direção todos os dias. Para ela a “imaginação é o motor de nossas vidas.”

Sem foco não vamos a lugar nenhum. É preciso focar naquilo que você deseja fazer. Essa é a chave do sucesso para muitos empreendedores. Tem gente que deseja engajar-se em tudo que aparece pela frente. Cuidado, isso não traz resultados favoráveis!  Utilize seu tempo e sua energia no seu alvo principal.

Todos nós cometemos erros na vida, isso é normal. Não podemos é ter medo de errar e nem de perder para o medo. Vencê-lo é algo fundamental para os que querem ter sucesso em suas empreitadas da vida. Se cair, levante! E, tente novamente, evitando cometer os erros do passado.

“O caminho das pedras”, alguns o percebem, outros não. Olhos abertos e ouvidos afinados nos ajudam a encontrá-lo. Mas não se esqueça de agir e ser ousado. Trabalhe duro, dedique-se ao máximo àquilo que você escolheu fazer nesta vida. Dificuldades, decepções e vontade de desistir podem aparecer ao longo de sua jornada; seja forte e desenhe o melhor caminho a ser trilhado, valorizando o dom que Deus lhe deu.

Roberto Brasil