Novos investimentos anunciados na 36ª Festa do Guaraná, em Maués

By -
“Tenho um sentimento de gratidão aos parceiros que possibilitaram esta festa", destacou o prefeito Pe. Carlos Goes

“Tenho um sentimento de gratidão aos parceiros que possibilitaram esta festa”, destacou o prefeito Pe. Carlos Goes

Da Redação – A 36ª Festa do Guaraná de Maués encerrou nesta segunda-feira (30), com a apresentação de Cláudia Leite num palco lotado, sendo destacado o apoio do Governo Federal, o Ministério de Turismo e Agricultura, Ambev, Coca-Cola, entre outros. Com recursos mínimos próprios a Prefeitura de Maués realizou varias atividades como o Concurso do melhor bastão de guaraná na III Feira de Agronegócios destacando o trabalho do guaranacultor. O Prefeito Carlos Góes anunciou varias obras a serem realizadas no valor de 10 milhões.

“Tenho um sentimento de gratidão aos parceiros que possibilitaram esta festa, o Ministro de Minas e Energia, o Governo Federal e a Presidenta Dilma assim como os secretários e vereadores do município. Os dez milhões anunciados pelo Ministro Eduardo Braga serão destinados a melhorar a infraestrutura do município (aterro sanitário esgotamento, iluminação pública, limpeza, asfaltamento e outros)”, disse o Prefeito de Maués.

No concurso do ‘Melhor bastão de guaraná’ O primeiro lugar com o premio de um mil reais foi para o produtor da comunidade São Francisco da Canela, Jose Antônio Pinheiro e o segundo lugar para o representante da comunidade Vera Cruz, Humberto Neves. Foi anunciado que um milhão de mudas de guaraná serão distribuído de forma gratuita em 2016 com apoio do Ministério de Agricultura.

festa-do-guarana-maues-1Desenvolvimento e Turismo

No informe apresentado o Prefeito Carlos Goes, disse que para o desenvolvimento do município e o setor de turismo tem aumentado e melhorado os serviços (hotéis, restaurantes, taxis e outros) graças à coordenação e planejamento conjuntos com apoio do SEBRAE e do Ministério de Turismo, as secretarias do município e outros que possibilitam a geração de emprego e renda.

“Para ampliação e reforma do aeroporto serão gastos 33 milhões. O Terminal de Embarque e desembarque de passageiros do Porto de Maués, continua no processo na Justiça, um problema de desvio de fundos dos anteriores administradores e que já tem uma década afetando a população, estou tentando minimizar colocando uma balsa de 50 metros de cumprimento e estamos vendo uma solução definitiva”, explicou.

No tema de asfalto e limpeza nas ruas disse “antes de 2014 o município estava jogado ao lixo, hoje estamos preparados para o crescimento, temos uma cidade limpa não apenas pelo duro trabalho dos garis, mas também pela consciência da população”.

festa-do-guarana-maues-2Educação e desemprego

O Prefeito de Maués informou que na área de educação este município tem os 1.200 professores (efetivos e contratados) com seu plano de cargos e salários aprovado e que foram reformadas mais de trinta escolas na cidade e na área rural.

“Para não demitir em massa tive que fazer uma remanejamento e suspender comissionados, assim não temos atrasado os salários dos servidores, não e fácil nesta crise, mas com o planejamento realizado e o compromisso com o meu povo temos avançado no desenvolvimento de Maués”, explicou referente a crise e as demissões. (Mercedes Guzmán – Fotos: Michael Dantas)

Roberto Brasil