Novos cães policiais são incorporados ao treinamento especializado da PM

By -
O cão demonstra as características certas ainda enquanto filhote

O cão demonstra as características certas ainda enquanto filhote

A Polícia Militar do Amazonas, por meio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cipcães), visando os jogos Olímpicos deste ano deu início a uma nova etapa de treinamento com 25 cães policiais que serão empregados nos Jogos Olímpicos que vão acontecer em Manaus. O treinamento com os animais está sendo realizado diariamente e em lugares diversos por especialistas da Cipcães.
O Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas, o Cel QOPM Marcus Frota, ressalta que a ação é parte do Planejamentos Estratégico que está sendo desenvolvido pela PMAM, visando garantir segurança efetiva durante os dias dos jogos em Manaus. “A polícia militar vem se preparando não somente para os dias de jogos, como também para garantir e reduzir os índices criminais. Todas as nossas unidades estão nas ruas, o trabalho do canil enquanto unidade especializada irá assegurar e reforçar mais uma vez o nosso compromisso com a segurança pública”, finalizou Frota.
 
caes-policiais-treinamento 2Outra novidade das ações desenvolvidas pela Cipcães é que seis filhotes da raça Pastor Belga Malinois  estão sendo treinados e daqui há alguns meses estarão prontos para servir e proteger a sociedade. O Comandante da Cipcães, Capitão PM Paulo Padilha, falou sobre a seletiva dos animais e seu processo de desenvolvimento até ficarem aptos para a ação policial. “O cão demonstra as características certas ainda enquanto filhote depois é escolhido e já são iniciados os testes para desenvolver essas características. Os animais que não possuem as aptidões certas são doados aos criadores locais, para que possam ser utilizados em competições ou reprodução’’.
 
Atualmente a Cipcães da Polícia Militar conta com seis raças, entre elas rottweiler, labrador, pastor alemão, pastor belga de malinois, fox haldier, rastreador brasileiro. Com a conclusão do treinamento os cães são especializados em guarda e proteção (rottweiler e pastor belga de malinois), faro de entorpecente (labrador e pastor belga de malinois), busca e captura (rottweiler e pastor belga de malinois), faro de explosivo (pastor alemão e um labrador), busca, localização e resgate de pessoas vivas (pastor belga de malinois, labrador e rastreador brasileiro), faro de cadáver (labrador), e demonstração de cunho educacional.

caes-policiais-treinamento 3A Companhia Independente de Policiamento com Cães é uma das unidades do Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar (CPE) e possui a missão específica de combater e reprimir a criminalidade, mediante a execução de um policiamento ostensivo especializado, de caráter preventivo e repressivo com apoio de cães policiais devidamente treinados e adestrados.

Roberto Brasil