Novenário em homenagem a São Benedito inicia sábado

By -
Os festejos começaram no último sábado (28)

Os festejos começaram no último sábado (28)

O novenário em homenagem a São Benedito terá início às 20h de sábado (4) na Comunidade do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, no bairro Praça 14 e será realizado diariamente até o dia 12 de abril. A novena faz parte das comemorações da Festa de São Benedito, que este ano ganhou patrocínio inédito do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, através do edital credenciamento nº 01/2005 publicado no dia 18 de março.

Os festejos começaram no último sábado (28), com a retirada do mastro, que é o tronco de uma árvore Envira, símbolo da festa e que representa a ligação entre o céu e a terra. Neste sábado, duas horas antes da novena, o mastro será erguido e enfeitado com samambaias, flores e frutos.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, esses ritos representam a tradição da festa, que este ano comemora 125 anos. “Não é apenas uma festa religiosa, mas a manutenção da tradição de um povo responsável diretamente pela formação cultural do nosso Estado”, afirmou.

No último dia da novena a concentração no Quilombo vai começar a partir das 8h, em frente à casa onde está o altar e imagem de São Benedito (na rua Japurá, nº 1360), Praça 14.

Às 17h, inicia uma procissão em homenagem ao santo, que percorrerá as ruas Japurá, Jonathas Pedrosa até à rua Tarumã, onde haverá a missa em louvor a São Benedito, na igreja de Nossa Senhora de Fátima. Após a celebração, a procissão voltará para o ponto de partida, percorrendo as ruas Jonathas Pedrosa, Ramos Ferreira, Emílio Moreira e Japurá.

A partir das 19h, haverá o derrubamento do mastro e distribuição de comidas como vatapá com arroz, bolos, salgados e a tradicional bebida “aluá”, além de água e refrigerante.

Roberto Brasil