Nova via de acesso irá beneficiar 400 famílias no São Geraldo

By -

acesso-sao-geraldo-01Mais de 400 famílias que moram na comunidade Passagem do Nacional, próxima a rua Pico das Águas, no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, serão beneficiadas com uma nova via de acesso que está sendo construída pela Prefeitura de Manaus. 

Com 200 metros de extensão, a nova via substituíra a antiga escada de concreto que dava acesso à comunidade. O chefe do Departamento de Manutenção e Infraestrutura Urbana da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), José Roberto Costa, disse que os trabalhos foram iniciados há duas semanas e serão nesta primeira fase de aterro e terraplanagem para nivelar a estrutura da via com a pista principal. A área receberá, ainda, uma nova rede de drenagem profunda com 150 metros.

A via terá, ainda, mais de sete metros de largura, além de duas pistas de fluxo e contrafluxo. “O acesso das famílias ao local era feito por duas escadarias, o que impedia a entrada de veículos e outros serviços básicos. Com a nova via, mais de 400 famílias serão beneficiadas”.

acesso-sao-geraldo-03Após o serviço de terraplanagem serão executados os trabalhos de imprimação asfáltica e pavimentação da nova via. A área também receberá drenagem superficial com instalação de meio-fio, sarjetas e calçadas.

Quem reside na área destaca os benefícios que a nova via vai trazer aos moradores. “Será um benefício para todos nós. Na minha família temos um veículo e agora poderemos estacionar na porta de casa, além, também, de termos acesso a serviços como coleta de lixo, caminhões de entrega e até de ambulância em casos de emergência” pontua a moradora Deusdete Freitas.

Buracão do Índio

Na zona Norte a prefeitura também atua com um trabalho extenso que vai beneficiar mais de 500 famílias. Na comunidade Sol Nascente, no Conjunto Francisca Mendes, a obra combate uma erosão, conhecida como Buracão do Índio. O local apresentava risco para as famílias que ali residem, principalmente as casas localizadas entre as ruas Tuima e Caixana.

acesso-sao-geraldo-02Os trabalhos na área estão em fase de recomposição do subleito, que consiste na remoção do material deficiente do solo. Para acabar definitivamente com o problema, a Seminf, além de realizar a terraplanagem da área, vai construir uma escada hidráulica de concreto que dará vazão às águas pluviais, direcionando-as para um local mais adequado, segundo José Roberto.

Como parte das ações para conter a erosão, a área receberá, ainda, uma nova cobertura de vegetação para que a água da chuva seja absorvida pelas raízes das árvores e plantas e não infiltre o solo.

Roberto Brasil