Nova via beneficiará moradores no bairro São Geraldo

By -

20-04-16-Prefeitura realiza obras no Beco Nacional.Foto-Karla Vieira.147323 (9)

Em dez dias, os moradores da comunidade Passagem Nacional, na rua Pico das Águas, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, receberão uma nova via de acesso construída pela Prefeitura de Manaus. A obra de infraestrutura total, iniciada no mês de janeiro, começou a receber nesta quarta-feira, 20, o serviço de asfaltamento.

20-04-16-Obras beco Nacional.Foto-Alexandre Fonseca.(3)

A área que era um grande abismo, com um pequeno acesso por entre o mato, é recebida com boas expectativas por meio das 400 famílias que moram no local.

Com uma pista com mais de 600 metros de extensão, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) implantaram um sistema com 150 metros de drenagem profunda, serviço que garante o correto escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos.

20-04-16-Prefeitura realiza obras no Beco Nacional.Foto-Karla Vieira.147323 (5)

Após o asfalto, as frentes de trabalho seguem com a confecção de meio-fio, sarjeta, calçadas e rampas de acessibilidade. A via terá, ainda, mais de sete metros de largura, com duas pistas de fluxo e contrafluxo.

Com a nova rua, a comunidade começa a planejar melhorias. “Com essa via, carro da coleta de lixo, ambulâncias e outros serviços poderão ter acesso as nossas casas, e isso nos traz uma nova realidade. Ganhamos mais que via, ganhamos dignidade”, desabafou Jonas Lima Fernandes, um dos primeiros moradores do local.

MANAUS/AM - 20-04-16 SEMINF Realiza obras no Beco Nacional. FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM.

Quem também comemora os trabalhos no local é a moradora Maria Sirlene Lima. “Esse terreno aqui era um matagal, só casos de dengue tivemos mais de 20 registros. Hoje, temos outra realidade. Os carros param na porta da minha casa. Agradeço a Prefeitura de Manaus por esse serviço. Uma dignidade dessas não tem preço”, declarou.

O chefe do Departamento de Manutenção e Infraestrutura Urbana da Seminf, José Roberto Costa, informou que os trabalhos estão na fase de acabamento, com a finalização da pavimentação asfáltica e a drenagem superficial.

“O acesso desses moradores até a pista principal era apenas por meio de uma escadaria. E no início deste ano começamos os trabalhos de construção dessa rua. Essa um terreno desnivelado e aterramos, fizemos a compactação do solo, além da drenagem. E agora estamos com na etapa da aplicação do asfalto”, ressaltou.

Mario Dantas