Nova UBS da zona Norte beneficia mais de três mil pessoas

By -

inauguracao-ubs-zona-norte02O prefeito Arthur Virgílio Neto inaugurou, nesta quinta-feira (30), a 20ª Unidade Básica de Saúde de sua administração. A UBS N-58, localizada no Novo Aleixo, zona Norte de Manaus, vai beneficiar 3,5 mil pessoas da comunidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, no ano passado, o Novo Aleixo já possuía 96.611 habitantes. Com a nova Unidade Básica de Saúde a prefeitura amplia para 47% a cobertura da Atenção Básica na localidade.

De acordo com o prefeito, a meta é aparelhar o Município para que o atendimento de Média e Alta Complexidade seja desafogado, melhorando também o atendimento nos hospitais estaduais. “Queremos o número necessário de UBSs para que o cidadão resolva seu problema da Atenção Básica sem precisar ir aos hospitais de referência. Quero deixar claro que a nossa meta não é uma UBS por bairro, mas sim o número de UBS necessário para atender a população de cada localidade”, explicou.

inauguracao-ubs-zona-norte01A UBS N-58 possui 130 metros quadrados, sendo equipada com consultório médico e de enfermagem, dois gabinetes odontológicos, farmácia, salas de nebulização, curativo e imunização. O atendimento em saúde será disponibilizado por uma equipe de Saúde de Família, composta por um médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e sete agentes comunitários de saúde, além de cirurgião-dentista generalista e um atendente de consultório dentário.

“Temos o compromisso de chegar aos 70% da cobertura da Atenção Básica de toda a cidade, porque 30% correspondem às pessoas que possuem planos de saúde particular. Até o final de 2016 vamos cumprir o estabelecido inaugurando e reformando novas Unidades Básicas de Saúde”, reforçou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão.

O Novo Aleixo também conta com a UBS Maria Mafra, UBS N-08, UBS N-09, UBS N-12, UBS N-15, UBS N-21,UBS N-37 e UBS N-51. 

Infraestrutura

Ainda na inauguração, o prefeito Arthur Virgílio Neto fez um balanço das ações em infraestrutura que estão sendo realizadas no loteamento Águas Claras, localizado na área. Segundo ele, os trabalhos, que incluem terraplanagem, drenagem profunda, asfaltamento, meios-fios, calçadas, sarjetas e implantação de caixas coletoras, estão 30% concluídos.

“Os serviços estão concentrados, principalmente, nas vias B1, B2, B3, B4, B5, B6, entre outras. Estamos beneficiando as ruas de trás para frente para que até aquele morador menos favorecido se sinta incluído no novo projeto do Águas Claras, que, garanto, não sentirá inveja nenhuma do sistema de esgotamento de qualquer condomínio de luxo da cidade”, afirmou o prefeito.

Das 60 vias contempladas nessa primeira fase do projeto, 25 delas já estão recebendo as equipes, compostas por 120 trabalhadores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), sendo que as ruas B5 e B6 estão concluídas e servem de modelo para as demais que ainda serão beneficiadas.

Roberto Brasil