Noções Básicas de Produção de Mudas abre programação de minicursos de arborização

By -

Estão abertas as inscrições para o Minicurso Noções Básicas de Produção de Mudas, o primeiro de uma programação de minicursos que deverá ser oferecida ao longo do ano pela Prefeitura de Manaus como forma de estimular o envolvimento da população com os temas relacionados à arborização urbana.

O primeiro acontecerá nos próximos dias 23 e 24/3, no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim. Os interessados podem ligar para os telefones 3236-6557, 3238-8013 e 3236-7330 e se inscrever gratuitamente. Em 2016, um total de 810 pessoas participaram dos minicursos oferecidos ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Este ano, o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, pretende ampliar o trabalho com a realização, no parque, além dos minicursos, de palestras e oficinas sobre diversos temas ambientais, como poluição sonora, queimadas, reaproveitamento de resíduos sólidos e mudanças climáticas, otimizando o uso do auditório. “A política municipal de arborização urbana, desenvolvida pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, tem também o caráter educativo”, afirmou.

O minicurso de produção de mudas terá aulas teórica e prática, com enfoque sobre adubação e controle de pragas, entre outras técnicas.

“Ao mesmo tempo que o Programa Arboriza Manaus intensifica as ações de plantio, fornece subsídios à população para que ela entenda o processo de produção e crescimento das mudas que são plantadas e possa contribuir para tornar Manaus uma cidade arborizada”, explicou a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco, que dará as aulas.

Ainda segundo Bianco, o primeiro minicurso será também uma das atividades da programação comemorativa ao Dia da Árvore na Amazônia, no dia 21 de março. Serão oferecidos este ano, mensalmente, minicursos de noções básicas sobre jardinagem e paisagismo, manejo de indivíduos arbóreos, cultivo de plantas medicinais, pomares urbanos, horta urbana, jardinagem em pequenos espaços, compostagem e plantas PANCs (Plantas Alimentícias Não-Convencionais).

Roberto Brasil