No Parque Dez, a Delegacia da Mulher recebe ação itinerante da Defensoria Pública

By -

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inicia nesta terça-feira, dia 14 de março, ação itinerante na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher do bairro Parque Dez, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3395, zona centro-sul, das 8h às 15h. A ação faz parte da programação da DPE-AM, em parceria com a Polícia Civil do Amazonas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Os atendimentos ocorrem até a sexta-feira, 17, com assistência jurídica na área de Família e Registros Públicos, incluindo pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade e retificação de certidão de nascimento, entre outros.

Na última semana, o programa “Defensoria Itinerante” esteve na Delegacia da Mulher do bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus, realizando um total de 756 atendimentos. Na terça-feira, dia 7, quando a ação na Cidade de Deus teve início, foram feitos 106 atendimentos. Na quarta-feira, foram contabilizadas 250 assistências prestadas, assim como na quinta-feira.  Na sexta-feira, último dia da ação na zona leste, foram feitos mais 150 atendimentos e realizadas as audiências marcadas durante toda a semana. A maior parte dos casos diz respeito a ações de alimentos, divórcio, tanto consensual, quanto litigioso, e termos de reconhecimento de união estável.

A defensora pública Caroline Braz, coordenadora do programa “Defensoria Itinerante”, afirma que ações como essas aproximam ainda mais a DPE-AM da população e que alguns casos chamam atenção por mostrarem a real necessidade dos serviços prestados pela instituição. Caroline Braz diz, ainda, que o balanço da ação da última semana foi bastante positivo porque a procura foi muito grande e a Defensoria tem conseguido promover acesso da população à Justiça. “A gente vê o quanto a população realmente precisa do apoio da Defensoria Pública”, avalia.

Roberto Brasil