Nejmi Aziz destaca a participação feminina na política

By -
Nejmi Aziz

Nejmi Aziz

A participação da mulher na política brasileira tem sido expressiva no país. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de mulheres em disputa por algum cargo nas Eleições Gerais deste ano é 46,5% maior do que no último pleito, em 2010. Num universo de quase 25 mil candidatos em todo o Brasil, 7,4 mil são do sexo feminino, representando 29,73% do total de concorrentes em 2014. 

As ações e projetos voltados para a participação da mulher nos diversos segmentos sociais são bastantes discutidos nesse período eleitoral, principalmente por mulheres que possuem alguma representatividade pública e, também, pelas donas de casa e profissionais liberais. A ex-primeira-dama, Nejmi Aziz, é uma das defensoras das causas das mulheres em relação à criação de oportunidades de crescimento da participação feminina no poder público e no mercado de trabalho como um todo.

Nejmi ressalta que ainda é necessário mais apoio para a participação da mulher na política, em virtude das expressivas conquistas femininas observadas em diversas áreas da sociedade. “Não há mais mulheres na política porque falta mais apoio. Elas ainda acham que existem preconceitos, pois muitos homens pensam que o lugar delas é na cozinha ou cuidando da casa. Mas o que vemos atualmente são as mulheres conquistando vários direitos e ocupando cargos em ministérios e em grandes postos de trabalho”, comentou.

A presidente municipal do PSD ainda pontua que os cidadãos precisam ter seus direitos e deveres respeitados para a construção de uma sociedade mais digna.  “Eu acredito numa sociedade melhor e num país melhor. Eu acredito em um líder que não se preocupa em fazer somente obras, mas que o foco dele seja o ser humano. O líder não tem que se preocupar com problemas, mas com a solução. E o povo é o maior termômetro pra saber se está boa ou não a gestão dele, pois as pessoas querem saúde, segurança e educação de qualidade”, explicou Nejmi.

MAIS POLÍTICAS PÚBLICAS – O fortalecimento das políticas públicas e das ações de valorização e inclusão da mulher terão espaço garantido no programa do governador e candidato à reeleição José Melo (Pros). Em reunião política com mais de cinco mil mulheres, na noite de quarta-feira, dia 10 de setembro, Melo e o ex-governador e candidato ao Senado Federal, Omar Aziz (PSD), empenharam compromisso com a bandeira feminina destacando investimentos nas mais variadas áreas.

A reunião contou com a presença da presidente municipal do PSD, Nejmi Aziz, e foi organizada pelo candidato a deputado estadual Sidney Leite (Pros). Saúde, educação e segurança foram destaques entre as propostas. Para Melo, o respeito às mulheres envolve a garantia do acesso às políticas de saúde, educação, segurança e moradia. Medidas que atendem às mulheres e que beneficiam toda a família.

Na gestão de Omar Aziz e José Melo, o Governo do Amazonas criou uma secretaria executiva de Política para Mulheres com a finalidade de centralizar ações da política estadual de atenção e estabelecer a transversalidade nas ações. Em parceria com o Tribunal de Justiça, foi aberto o 2º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher “Maria da Penha”, além do reforço com a aquisição de novos equipamentos e mobília para a Vara Maria da Penha.

Roberto Brasil