Navio ‘Soares de Meirelles’ participa da Expedição Pedro Teixeira

By -
O navio partiu do Cais da ENRN na manhã de domingo

O navio partiu do Cais da ENRN na manhã do domingo

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, desatracou do cais da Estação Naval do Rio Negro (ENRN) na manhã deste domingo, 17, para a realização da segunda e última etapa da “Expedição Fluvial Pedro Teixeira”.

A Expedição, que pela segunda vez recebe o apoio da Marinha do Brasil (MB), foi idealizada por Antonio Bacelar Carrelhas com o propósito de reviver o trajeto percorrido por “Pedro Teixeira”, há 375 anos, quando conquistou a Amazônia, divulgando esse feito por meio de palestras nas comunidades e municípios visitados.

Em agosto de 2014, na primeira etapa, os expedicionários fizeram o trajeto de Tabatinga a Manaus, no Amazonas (AM), onde visitaram os municípios de: Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antonio do Içá, Fonte Boa, Tefé, Coari, Codajás; e a Reserva de Mamirauá.

Vice-Almirante Wagner Lopes e Antonio Bacelar Carrelhas

Vice-Almirante Wagner Lopes e Antonio Bacelar Carrelhas

Na segunda e última etapa, a bordo do NAsH “Soares de Meirelles”, a Expedição percorrerá os municípios de: Parintins, no Amazonas; Oriximiná, Óbidos, Alenquer e Santarém, no Pará (PA); quando receberão o apoio do Navio-Patrulha (NPa) “Bracuí”, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, até Belém/PA.

O Embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Telles, que acompanhará a expedição até o seu destino final, ressaltou a importância do resgate histórico da Expedição e o apoio prestado pela MB. “A expedição vai refazer um resgate histórico de um português que descobriu o Amazonas, que faz parte tanto da história do Brasil quanto de Portugal. É uma viagem simbólica que se deve ao empenho do Dr. Antonio Carrelhas, que concebeu este projeto, e que a Marinha Brasileira abraçou. Eu, também, gostaria de expressar o meu agradecimento ao total apoio que a Marinha nos tem dado para essa viagem, que no final de contas vai reviver tudo aquilo que Pedro Teixeira fez no século XVII”.

Esta é a segunda e última etapa da “Expedição Fluvial Pedro Teixeira”

Esta é a segunda e última etapa da “Expedição Fluvial Pedro Teixeira”

Além do Embaixador e do idealizador do projeto, Antonio Carrellhas, a segunda etapa da Expedição será composta pelos: Coronel António Salgueiro, Adido de Defesa na Embaixada de Portugal em Brasília; Joaquim do Rosário, representante no Estado do Pará; Romulo Alexandre Soares, Vice Líder e apresentador do Projeto nas Escolas; Armando Leite Mendes Abreu, Vice Coordenador de Comunicação e Mídias Sociais; Raul Penna, Apresentador do Projeto nas Escolas; Fernando Meira Dias, Coordenador Logístico; João Ramid Brarrymi Borges, Fótografo; e Maick Leite de Oliveira, Cinegrafista.

O NAsH “Soares de Meirelles” ao término de sua missão regressará ao Amazonas, onde prestará atendimentos médicos e hospitalares no final do mês de maio, em Itacoatiara/AM, durante a Ação Global 2015.

Roberto Brasil