Nas Olimpíadas, Manaus recebe último jogo da Seleção Feminina na fase de grupos

By -

arena-amazonia-fifa-femininoNo calendário dos jogos do torneio olímpico de futebol nas Olimpíadas Rio 2016, divulgado na tarde desta terça-feira, 10, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) confirmou a seleção brasileira feminina fechando a fase de grupos no dia 9 de agosto em Manaus. A partida acontecerá às 21h, na Arena da Amazônia contra a quarta seleção do Grupo E, na qual as brasileiras são cabeças de chave. O sorteio dos grupos será realizado em meados de abril do próximo ano, quando serão definidos todos os confrontos do torneio.

De acordo com a FIFA, assim como ocorreu nas Olimpíadas de Londres, as seleções anfitriãs encabeçam os primeiros grupos da competição. Ao todo são quatro grupos masculinos e três femininos com quatro seleções cada, totalizando 16 times masculinos e 12 femininos. “Todos os jogos de futebol nas Olimpíadas são relevantes e emocionantes. Tenho certeza de que Manaus repetirá o sucesso de público e receptividade da Copa do Mundo”, destacou o coordenador municipal dos Jogos Olímpicos Manaus 2016 e diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

arena-amazonia-fifa-1Para o coordenador Estadual das Olimpíadas em Manaus, Mário Aufiero,​ a cidade está preparada para a competição​. “A seleção brasileira é a única previamente definida na tabela e nós já esperávamos a feminina ou a masculina para jogar na Arena da Amazônia, o que para nós é uma grande satisfação e só nos deixa mais felizes”.​

Com a divulgação da tabela da competição, todos os jogos na Arena da Amazônia estão oficialmente confirmados no período noturno, sempre às 18h e 21h, considerando que ocorrem dois jogos por dia. Antes de jogar em Manaus, a seleção olímpica feminina disputa uma partida no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro (Engenhão).

arena-amazonia-fifa-2A competição Olímpica masculina é disputada por jogadores até 23 anos (nascidos após 31 de dezembro de 1992), com exceção de três atletas sem limite de idade em cada equipe. O torneio começa no dia 4 de agosto, um dia antes da abertura oficial dos Jogos. Classificarão para a fase seguinte as duas melhores de cada grupo e na sequência e as fases de quartas-de-finais, semifinais e finais, sendo que a disputa direta por medalhas acontecerá no dia 20 de agosto, no Maracanã.

No feminino, não há restrição de idade. A competição começa no dia 3 de agosto, dois dias antes da cerimônia de abertura. Passarão à fase seguinte as duas melhores de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas. As oito classificadas jogam as quartas-de-final, semifinais e finais, sendo o time campeão conhecido no dia 19 de agosto, no Maracanã.

Roberto Brasil