Na volta às aulas, pais recebem orientações de respeito às leis de trânsito

By -

MANAUS.AM. 25-01.16 - VOLTA AS AULAS TRANSITO CONTROLADO.  FOTO. ALTEMAR ALCANTARA. SEMCOM 070040_1

Ontem 25, primeiro dia de aula em algumas escolas da capital, orientações importantes de respeito ao trânsito foram repassadas aos pais e estudantes do Colégio da Polícia Militar, no bairro de Petrópolis, zona Sul. As atividades de educação serão ampliadas durante esta semana para mais quatorze instituições de ensino, com distribuição de cartilhas educativas e palestras com o tema trânsito seguro.

VOLTA AULAS_TRÂNSITO1

As orientações fazem parte das atividades da Prefeitura de Manaus para orientar condutores na porta das escolas, no período de volta às aulas, quando o fluxo de veículos nas ruas da capital aumenta em torno de trinta por cento. As mensagens são repassadas pelos educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

VOLTA AULAS_TRÂNSITO4

Durante as abordagens, os educadores enfatizam que no momento de deixar ou pegar as crianças na porta das escolas, os condutores devem evitar parar em fila dupla, estacionar sobre a faixa de pedestres ou na calçada, não falar ao celular enquanto dirigem e respeitar o pedestre que está atravessando a rua. Essas orientações fazem parte do conteúdo das cartilhas distribuídas para as pessoas que circulam na frente das escolas.

VOLTA AULAS_TRÂNSITO2

“Nosso objetivo durante a ação é orientar pais e alunos sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Queremos as crianças como multiplicadores dessa informação. Para os condutores, alertamos que devem ter a consciência para fazer um trânsito melhor”, enfatizou o diretor presidente do Manaustrans, Eudes Albuquerque. Ele informou ainda que até o mês de março, 37 escolas estão incluídas nas ações de educação.

VOLTA AULAS_TRÂNSITO3

Para o corretor de imóveis Ulysses Amâncio, que foi deixar o filho na escola, a ação dos educadores do Manaustrans é importante para orientar os motoristas que dificultam o trânsito. “Quem vem deixar o filho na escola, deve ter a consciência que não deve atrapalhar o trânsito. Como nem todos os motoristas tem essa noção, penso que somente a presença dos educadores pode sensibilizar o condutor a mudar de atitude”, constatou.

Mario Dantas