Na Sessão Especial do Dia Nacional do Idoso, Alessandra Campêlo destaca projetos para o segmento

By -

deputada-alessandra-sessao-dos-idosos-foto-2-by-jimmy-christian

Durante a Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional da Pessoa Idosa nesta terça-feira, 4 de outubro, a deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Amazonas um balanço de seus principais projetos e cobrou do Governo mais políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida desse segmento da população.

Dentre vários projetos de sua autoria, Alessandra destacou a recente a aprovação do PL que estabelece a política de proteção à pessoa idosa no âmbito do Estado do Amazonas. O projeto aguarda a sanção do governador José Melo.

A deputada do PMDB também trabalha pela criação do Programa Hospital para Idosos do Amazonas e do Programa Educativo de Prevenção de Quedas Acidentais, em especial para Terceira Idade. Alessandra também trabalha para que as unidades de saúde geridas pelo Estado incluam no quadro de profissionais os especialistas em Geriatria.

deputada-alessandra-sessao-dos-idosos-foto-3-by-jimmy-christian

 “Além de projetos de lei, é muito importante que o Estado tenha políticas públicas para as pessoas idosas e isso eu aprendi quando fui secretária da Sejel. Um dos programas que nós tínhamos era o Vidativa, que foi extinto pelo Governo no final de 2014 e voltou este ano com menos da metade da estrutura que tinha antes. Era um programa que deveria ser ampliado”, comentou Alessandra, lamentando que o governador José Melo tenha retrocedido nas políticas públicas para os idosos.

Participaram da atividade representantes da Universidade da Terceira Idade (Unati/UEA), Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Delegacia do Idoso, Fundação Doutor Thomas, Fórum Permanente do Idoso e Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

 deputada-alessandra-sessao-dos-idosos-foto-1-by-jimmy-christian

 

Principais projetos:

158/2015 – Estabelece o direito a recadastramento anual na previdência do Estado em domicilio para segurados com dificuldade de locomoção;

 PL 204/2015 – Estabelece política de proteção ao idoso no âmbito do Estado do Amazonas;

 PL 83/2016 – Estabelece normas para o exercício da atividade profissional de Cuidador de Idosos no âmbito do Estado do Amazonas;

 PL 120/2016 – Cria o Programa Educativo de Prevenção de Quedas Acidentais, em especial para Terceira Idade;

 PL 144/2016 – Dispõe sobre a criação do Programa Hospital para Idosos no Estado do Amazonas;

 PL 175/2016 – Dispõe sobre a criação da Carteira de Informação do Paciente Diabético onde constarão detalhes de sua patologia, medicações utilizadas e recomendações para o tratamento de urgência e emergência.

Áida Fernandes