Na primeira pesquisa após convenção, Marcelo Ramos venceria Artur Neto no segundo turno

By -

PESQUISA-DMP-2-TURNO-ARTHUR-X-MARCELO-1024x692Se a eleição fosse hoje, o candidato a prefeito de Manaus Marcelo Ramos, do PR, venceria o tucano Artur Neto, PSDB, no segundo turno. É o que dizem os números da pesquisa encomendada pela Rede Tiradentes ao Instituto DMP e divulgada nesta sexta-feira (12).

O candidato da coligação “Mudança para Transformar” aparece com 42,8% das intenções de voto contra 42,5% de Artur na simulação de um possível segundo turno entre Marcelo Ramos e o atual prefeito.

Também pesa contra Artur o alto índice de rejeição relatado na pesquisa. Mais de um quarto dos entrevistados (26,5%) não votariam de jeito nenhum no tucano, que é seguido de Serafim Correa (25,7%) e Hissa Abraão (8,2%) no pódio da rejeição.

Na pesquisa espontânea, ou seja, naquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados, cabendo ao entrevistado dizer por si só em que votará, é grande o número de indecisos. Dos 809 entrevistados, 58,71% ainda não sabem em que votarão.

Somando-se aos 12,48% que dizem não ter escolhido seu representante, o número de entrevistados que declararam não ter candidato chega a mais de 70%. Dos restantes, 12% votariam em Artur, 7,5% em Marcelo Ramos e 4,35% em Silas Câmara.

Ainda na pesquisa espontânea, Henrique Oliveira teve 1,48% das intenções de voto e os outros candidatos não chegaram a 1%.

Na pesquisa estimulada, isto é, quando os candidatos são apresentados ao entrevistado, o atual prefeito tem 35,7% das intenções de voto,  seguido por Marcelo Ramos, com 21,8%, e Silas Câmara, com 10,3%.

Henrique e Hissa empataram tecnicamente em torno de 7,9% e 7,4% respectivamente, o ex-prefeito Serafim Correa vem atrás com 4,6%, seguidos de José RIcardo (2,1%), Luis Castro (1,1%) e Professor Queiroz (1%). 7,8% declaram voto nulo ou branco e 0,5% não souberam opinar.

(Com Portal Rede Tiradentes)

Roberto Brasil