Na Aleam, José Melo destaca em discurso prioridade nas áreas de saúde, segurança e educação

By -
"Aprendi quando era Professor que as ideias nascem da controvérsia, do dialogo e o consenso", disse José Melo

“Aprendi quando era Professor que as ideias nascem da controvérsia, do dialogo e o consenso”, disse José Melo

Da Redação – Nesta terça feira (03), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o Governador do Estado, Professor José Melo anunciou durante abertura dos trabalhos daquela casa que irá priorizar as áreas de saúde, segurança e educação. Na leitura da mensagem à Aleam destacou os trabalhos na área social, produção rural e a reforma administrativa que deve ser abrangente, mas com critério.

No sonho de desenvolvimento do Amazonas acariciado durante 30 anos, o Professor Melo destacou a  área social a ser conduzida pela Primeira Dama Edilene Gomes. Referente a reforma administrativa explicou que está sendo analisada a junção de algumas secretarias em função dos objetivos em comum e assim resultando também em economia aos cofres público, mas isso irá ocorrer aos poucos. Também destacou o sistema de controle mais rigoroso nos bens públicos, as arrecadações dentre outros, mas assegurou que os serviços não sofrerão na qualidade a fim do Estado cumprir com seu papel.

jose-melo-abertura-aleam-blogdafloresta02“É impossível governar sozinho, sou democrata e aprendi quando era Professor que as ideias nascem da controvérsia, do dialogo e o consenso, temos o objetivo de quem ama este estado e o desafio será neste ano de dificuldades financeiras que atravessa o Brasil e estaremos atentos e preparados para este cenário”, disse o Governador do Amazonas.

Saúde

Continua a manutenção dos investimentos (12% do orçamento público) e reforço na infraestrutura da rede de hospitais e centros de saúde (Hemoan), ampliação da Secom e contratação de recursos humanos. Neste sentido serão convocados cinco mil aprovados do concurso da Susam. A implementação de projetos como o Pronto Especialista com médicos em 14 municípios que realizem cirurgias de media complexidade  (Itacoatiara, Humaitá, Tefé) nos polos do interior do Estado, assim como a ampliação de 300 novos leitos hospitalares. “O Amazonas é o estado que mais investe em saúde e continuaremos com Saúde Itinerante e os programas de prevenção de câncer de mama dentre outros”, salientou José Melo.

jose-melo-abertura-aleam-blogdafloresta04Educação

Até 2018 serão implementados projetos como o “Saber Fazer” a través das escolas integrais, construção de 30 novas unidades e avanço nas obras da Cidade Universitária ampliando ofertas de cursos de pós grado. Ampliação do programa “Amazonas Alfabetizado” e expansão do Centro de Mídias.

Segurança

Foi feita a convocatória do Governador do Estado para que todos façam parte do Programa “Todos pela Vida” e participem de atividades educativas, de cultura e esporte e anunciou novas estruturas para atenção as crianças e jovens em situação de alto risco. Trata se de um guarda chuva de proteção para que o cidadão não seja contaminado pela criminalidade. Não haverá tolerância e se punirá o tráfico de drogas que desemboca em delinquência.

jose-melo-abertura-aleam-blogdafloresta03Outras áreas como produção rural (peixe e frutas), cultura, esporte e habitação terão destaque nesta gestão. Garantiu que continuara as politicas públicas especialmente em beneficio dos indígenas. Disse que haverá sintonia no trabalho com o Distrito Industrial, com o comercio, dentre outros. (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes e Ethyenne França)

Roberto Brasil