Na Aleam, homenagem pelos 30 anos de falecimento de Arthur Virgílio Filho

By -

Da Redação – Nesta terça-feira (04), o deputado Luís Castro (Rede), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), prestou homenagem pelos 30 anos de falecimento do Senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, patrono da Academia de Letras do Brasil no Amazonas. A vereadora Terezinha Ruiz (DEM) recebeu a homenagem em representação do Prefeito de Manaus.

Arthur Virgílio Filho é considerado um dos maiores líderes do nosso estado, carreira brilhante no jornalismo, advocacia e política, tendo sido deputado e senador da República. Sempre atuou com probidade, seriedade, eficiência, um político e cidadão exemplar. Foi dele a iniciativa da UFAM. Nos anos da repressão política brasileira, foi caçado e perseguido pela ditadura militar.

Segundo Luís Castro, a homenagem conjunta com a Academia é o reconhecimento pelo serviço prestado pelo senador republicano ao país e ao Amazonas, deixando um grande legado como homem público.

“Ele foi um defensor permanente do Amazonas. Atuava no interior. Como deputado e senador amazonense foi fundamental, sendo um homem exemplar. Não teve nenhum registro de corrupção. Foi um dos lutadores pela democracia durante o regime militar. Não aceitou a ditadura e em todas as funções públicas exercidas foi combativo, justo e honesto”, afirmou o parlamentar.

A vereadora Terezinha Ruiz agradeceu tamanha honraria prestada pela Aleam. “É uma grande homenagem ao falecido Arthur Virgílio Filho. Reconhecimento justo a este homem que fez história no nosso estado. Para mim é uma honra representar o Prefeito de Manaus que está de recuperação. Ele lutou por um Amazonas melhor e estamos aqui trabalhando para fazer isso continuando o legado dele especialmente na área da educação”, destacou.

Reativar a memória é importante para a sociedade

A presidenta da Academia de Letras do Brasil no Amazonas, Cecilia Souza, falou da importância da homenagem. “No 31 de março lembramos os 30 anos de falecimento deste grande político. Reativar a memória é importante para a sociedade. O senador Arthur Virgílio Filho foi o grande mentor no cenário político nacional por todo o trabalho que realizou especialmente durante a revolução e também na criação da Ufam, em 1919. Lembrarmos de grandes momentos como foram seus pronunciamentos na tribuna que naquela época. A ousadia que tinha foram contundentes, oportunas e audazes e também sua paixão pela poesia. Todos os segmentos, especialmente nas escolas, deveriam saber a luta e o trabalho desenvolvido por este homem”, finalizou.  (Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil