Na Aleam, Audiência Pública vai debater o Turismo no Amazonas

By -
"Até agora estamos só na teoria e temos que avançar na prática”, afirmou Francisco Souza

“Até agora estamos só na teoria e temos que avançar na prática”, afirmou Francisco Souza

Da Redação – No próximo domingo (27) comemora-se o Dia Mundial do Turismo e no Amazonas o Dia do Professional em Turismo, lei aprovada e de autoria do deputado Francisco Souza (PSC), o qual irá, juntamente com as universidades, realizar, na segunda-feira (28), uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa (Aleam), às 10h, no Plenário Ruy Araújo, para atrair a atenção da população sobre a importância do turismo no desenvolvimento da nossa região.
“O dia será de comemoração e de homenagem aos profissionais do turismo no Amazonas e queremos aprofundar o debate sobre o turismo. O evento esta sendo realizado junto aos representantes dos cursos de turismo das Universidades para avançar nas soluções”, disse o deputado Souza.

Choque de visão – “Dentro do setor do turismo existe um choque de visão, por um lado os empreendedores procuram uma coisa e por outro os gestores, não temos ainda no Amazonas uma cultura para o turismo”, explicou o deputado. “O Ministério do Turismo, criado em 2003, é um legado para o Brasil e no Amazonas verticalizou-se com a criação da Amazonastur, mas ainda não é o ideal. Estamos procurando uma linha de trabalho, pois até agora estamos só na teoria e temos que avançar na prática”, declarou.

Segundo Francisco Souza, uma das finalidades do debate da próxima semana será conquistar a atenção tanto dos setores público e privado, como também de toda a sociedade, especialmente dos acadêmicos, para apresentar uma proposta e assim construir-se uma política conjuntamente para o setor.

“A cidade só é boa para o visitante se é boa para o habitante”, frisa a professora Márcia Raquel

“A cidade só é boa para o visitante se é boa para o habitante”, frisa a professora Márcia Raquel

A educação é a base de tudo – Como o cidadão pode entender algo que não conhece? A importância do turismo para o desenvolvimento do Amazonas deve ser um tema transversal ou apontado pelo turismo pedagógico nas escolas, explica a professora de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Márcia Raquel. “Muitas comunidades do interior vivem do turismo, queremos trabalhar juntos, queremos o debate e que a população participe, é necessário valorizar o Professional no mercado, estamos perdendo alunos formados em turismo por falta de mercado de trabalho e precisamos de mais concursos e orçamento”, salientou.

“A cidade só é boa para o visitante se é boa para o habitante”, disse a professora da UEA. Para ela em quanto as Prefeituras e o Governo do Estado não priorizem este setor, o desenvolvimento do Amazonas ficará postergado por mais tempo. Ela ressaltou ainda a importância de um planejamento participativo onde as Universidades possam realizar pesquisas com esta finalidade.

Muito potencial no interior – A Comissão de Turismo da Aleam, presidida pelo deputado Francisco Souza, vem trabalhando neste sentido e desde 2011 visitou as regiões metropolitanas do estado, mais da metade dos municípios, conquistando a atenção de alguns Prefeitos que incluíram nos seus organogramas algumas secretarias ou responsável para desenvolver o turismo. “Em muitos casos retornamos para ver os avanços, estamos trabalhando na interiorização de nossas ações e sempre queremos conquistas mais atenção para avançar no desenvolvimento da região”, finalizou. (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes) 

Roberto Brasil