Na Aleam, Audiência Pública discute hoje privatização e concessão de hidrovias

By -
Dep. Dermilson Chagas

Dep. Dermilson Chagas

A privatização e concessão de hidrovias do Amazonas é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), nesta segunda-feira (18). A discussão ocorre no auditório senador João Bosco, a partir das 9 horas. A iniciativa de debater a exploração de rios navegáveis é da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPPADR), presidida pelo deputado estadual Dermilson Chagas (PDT).

 
Dermilson Chagas recebeu uma denúncia feita pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária e Entidade de natureza Sindical de Grau Superior (Fenavega). A entidade afirma que a questão é discutida em âmbito nacional, mas não regionalmente. O objetivo do projeto é privatizar a exploração de hidrovias do Amazonas com a concessão de exploração dos rios navegáveis da Amazônia a entidades privadas, iniciando pelo Rio Madeira e se estendendo aos rios Tocantins e Tapajós.
 
Para o parlamentar, qualquer discussão sobre privatização precisa ser uma política bem discutida e planejada sob pena de surtir efeitos negativos para a população local. “É necessário analisar todos os ângulos da questão: por exemplo, de que maneira a medida vai influenciar no abastecimento das comunidades que é feito por meios de barcos regionais?”, questionou.
 
A Fenavega afirma que o projeto do Governo Federal atende aos interesses do setor de produção de grãos pela logística que os rios da região Norte naturalmente possuem.

Roberto Brasil