Na Aleam, amigos e familiares se despedem do ex-deputado Washington Régis

By -
As últimas homenagens a Washington Régis aconteceram no auditório Belarmino Lins

As últimas homenagens a Washington Régis aconteceram no auditório Belarmino Lins

Amigos e familiares do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Manacapuru (a 68 km de Manaus), Washington Régis (PMDB), se despediram e prestaram a última homenagem ao político nesta quinta-feira (30), no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).  

Os familiares de Régis destacaram a saudade e o exemplo de bondade deixado por ele. “Nosso pai era uma pessoa de muita fé e bondade e isso se refletia até na vida política dele, ajudando as pessoas, sempre priorizando a saúde e tendo lutado muito contra a doença nesses últimos momentos de vida”, declarou a filha dele, Débora Régis.

Já a classe política destacou a humildade e a simplicidade como marcas do legado político de Régis, como os ex-deputados estaduais Manoel do Carmo Chaves, o Maneca, e Liberman Moreno, que destacaram a atuação política de Régis como prefeito de Manacapuru e parlamentar. “Ele foi um grande prefeito em Manacapuru. Poucos prefeitos no Amazonas desempenharam um trabalho como o dele. Foi um bom político e um bom amigo, tenho certeza que estará no reino dos céus”, disse Carmo Chaves.

O também ex-deputado estadual e ex-prefeito de Manacapuru, Jamil Seffair, afirmou que a população do município vai sentir muita falta de Régis.

O deputado estadual Adjuto Afonso (PP), lembrou a dedicação do ex-deputado por Manacapuru. “Ele sempre foi obstinado e dedicado a defender o município de Manacapuru, essa era uma das marcas dele”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Josué Filho, reafirmou a simplicidade política e a humildade na conquista de votos do ex-deputado.

A ex-prefeita de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 km de Manaus), Eliete Cunha, relatou o aprendizado dela na vida pública como “herança” deixada por ele. Já Edson Bessa, ex-prefeito de Manacapuru falou sobre a simplicidade com que Régis conduzia a cidade de Manacapuru enquanto prefeito.

Vida política

Washington Régis iniciou carreira política em 1992, quando foi eleito vereador em Manaus. Em 1994, foi eleito deputado estadual, cargo que ocupou por três mandatos consecutivos (13ª, 14ª, 15ª legislaturas). No ano 2000 chegou a ser governador em exercício por estar ocupando, na época, o cargo de vice-presidente da Assembleia.

Em 2004, foi eleito prefeito de Manacapuru, posição que marcou sua trajetória e onde foi reeleito como prefeito do município. Em novembro de 2013, Washington renunciou ao cargo de prefeito para tratar da saúde dele. No mesmo mês ele assumiu o lugar do deputado Wanderley Dallas (PMDB), que havia se licenciado do parlamento para assumir a direção da Ouvidoria Geral do Estado.

O enterro de Régis será nesta quinta-feira, às 16 horas, no Cemitério São João Batista, zona Centro-Sul da capital.

Roberto Brasil