Mutirão para Cadastro Ambiental em Rio Preto da Eva

By -
O objetivo é auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais

O objetivo é auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) deu início, na segunda-feira, 18 de maio, ao Mutirão Integrado de Regularização Ambiental e Fundiária no município de Rio Preto da Eva. Os serviços estão sendo realizados na Câmara Municipal e seguem até o dia 22, das 8h às 17h.

“A nossa expectativa nesta semana é realizar aproximadamente 500 Cadastros Ambientais Rurais, promovendo a regularização ambiental dos imóveis, localizados em Rio Preto. Após o mutirão, a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) dará continuidade à ação com produtores rurais”, disse a gerente de Controle Agropecuário do Ipaam, Alexsandra Bianchini.

rio-preto-mutirao-cadastral-02“Temos que regularizar o que é nosso. Só assim, podemos receber os benefícios que o Governo oferece. Acho muito importante que o Ipaam realize este tipo de trabalho”, comentou a agricultora, Aldenora Correa. 

A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O mutirão também tem o apoio da Prefeitura de Rio Preto da Eva, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Câmara Municipal de Rio Preto da Eva, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Preto da Eva e do Programa Terra Legal.  

CAR – O Cadastro Ambiental Rural é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste na espacialização de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescente de vegetação nativa e áreas consolidadas.

Para realizar o cadastramento rural, o proprietário precisa ter o comprovante de endereço, documento fundiário com a localização do imóvel ou o planta do imóvel georreferenciada contendo as coordenadas do perímetro do imóvel, RG e CPF. 

Roberto Brasil