Mutirão em Apuí realiza mais de 200 cadastros ambientais rurais

By -
Foram atendidos 320 produtores rurais

Foram atendidos 320 produtores rurais

Foi realizado no município de Apuí, entre os dias 18 e 30 de julho, o 9° Mutirão Integrado de Regularização Ambiental e Fundiária promovido pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam).

O evento ocorreu na Câmara Municipal com o objetivo de promover a regularização ambiental dos imóveis rurais de até quatro módulos fiscais. Ao todo foram atendidos 320 produtores rurais, o que resultou em 246 cadastros ambientais rurais.   

“Acreditamos que com a realização dos mutirões, a situação fundiária de muita gente foi regularizada. Mas, ainda temos muito pra fazer, principalmente naquilo que se diz respeito ao Programa Terra Legal, pois são 1.380 imóveis que ainda podem ainda ser cadastrados”, disse o analista ambiental do Ipaam, Eduardo White.

APUI-MUTIRAO_2A ação contou com a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Programa Terra Legal, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Deutsche Gesellschaft fur Internacionale Zusammenarbeit (GIZ)  e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), além do apoio da Prefeitura de Apuí, da Câmara Municipal e do Sindsul.

Números – Só este ano, são quase 4 mil cadastros ambientais rurais efetivados. Destes, 2.017 foram concluídos de janeiro a abril de 2015, o que demonstra uma procura maior pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) por parte dos proprietários de imóveis rurais.

CAR – O Cadastro Ambiental Rural é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste na espacialização de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescente de vegetação nativa e áreas consolidadas.

Roberto Brasil