Municípios têm até dezembro para aderir ao prontuário médico eletrônico

By -

informa-blogdafloresta2014

O Ministério da Saúde informou no último dia 6 que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Brasil têm até dezembro para adotar o prontuário médico eletrônico. A plataforma digital permite que todos os serviços de saúde do município possam acompanhar o histórico, dados e resultado de exames dos pacientes, além de verificar a disponibilidade de medicamentos. Com isso, o Ministério da Saúde poderá acompanhar os dados em tempo real, e também avaliar onde estão concentrados os gastos do setor.

Atualmente, mais de 75% das unidades básicas de saúde do Brasil ainda registram o histórico do paciente em papel, o que dificulta muito a construção de um histórico completo, além de não criar uma base de dados que sirva para pesquisas e consultas. Com isso, todo o processo de gestão, que inclui fluxo de informações sobre serviços de saúde poderá ser otimizado.

Buscando otimizar o atendimento da saúde e proporcionar ao médico e ao paciente maior facilidade durante as consultas, a Prontmed desenvolve há mais de 20 anos um prontuário médico eletrônico feito por especialidade. A empresa está presente no HC-FMUSP há quase 17 anos e, na instituição, possui uma média de 80% de adesão aos prontuários.

O que acha de falarmos sobre o assunto? Temos especialistas que podem falar sobre a importância dos prontuários médicos eletrônicos e sobre os avanços que o sistema pode trazer para a medicina.

Mario Dantas