Municípios amazonenses terão software para ajudar na modernização da administração pública

By -
O Urbem garante à população as informações a respeito da prefeitura

O Urbem garante à população as informações a respeito da prefeitura

A Associação Amazonense dos Municípios (AAM) está incentivando fortemente que as prefeituras do Estado utilizem técnicas cada vez mais modernas para a sua gestão. Recentemente foi realizado na sede da AAM um treinamento com representantes de 14 municípios amazonenses que estão prestes a implantar o Sistema Integrado de Administração Financeira e Controle (Urbem). A expectativa da AAM é de que até abril do ano que vem o sistema já esteja implementado nos 14 municípios que já assinaram o convênio de utilização.

O  Urbem, que é software disponibilizado pela Associação Amazonense dos Municípios (AAM) às cidades do interior do Amazonas, virou referência regional em relação à agilidade nos processos executados pelos gestores municipais como um sistema capaz de mudar significativamente o modelo de gestão implementado pelos prefeitos. Através dessa ferramenta, os gestores têm acesso à todas as informações da gestão municipal, podendo monitorar as atividades realizadas por todos os setores da prefeitura.

Nesse primeiro treinamento, os representantes dos municípios tiveram acesso às informações sobre o móculo de Gestão Administrativa do Urbem. Esse módulo refere-se à administração dos sistemas em si, com índices econômicos, protocolos e a integração dos diversos setores da prefeitura.

“Essa ferramenta foi desenvolvida pela Confederação Nacional dos Municípios e disponibilizada ao Amazonas pelo Tribunal de Contas do Estado. O treinamento oferecido pela AAM é fundamental para dar o pontapé inicial para a implementação do sistema e modernizar ainda mais a gestão municipal”, secretário-geral da AAM, Tabira Ferreira.

O treinamento dos próximos módulos será oferecido ainda este ano aos administradores municipais, que ainda terão acesso às funcionalidades do sistema referentes às seguintes gestões: tributárias, de recursos humanos, patrimonial, financeira e ao portal da transparência.

“Além de auxiliar a gestão municipal, o Urbem garante À população as informações a respeito da prefeitura e isso só acontece porque o sistema é desenvolvido especificamente para os municípios”, reafirmou Tabira.

O software foi desenvolvido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que não vão mais precisar pagar esse serviço para outras empresas de tecnologia, além de fornecer uma ferramenta capaz de gerar, com facilidade, informações confiáveis para embasar e acompanhar as ações dos gestores.

Roberto Brasil