Município de Maniquiri recebe ações do programa Amazonas Saúde Itinerante

By -
A ação irá beneficiar cerca de 60 pacientes em Manaquiiri

A ação irá beneficiar cerca de 60 pacientes em Manaquiiri

O Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado, leva nesta sexta-feira (10) ao município de Manaquiri (distante 65 quilômetros da capital) uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas. A ação, que se estenderá por todo o final de semana, deve beneficiar cerca de 60 pacientes, segundo informou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

“Neste mês estamos com ações do Saúde Itinerante programadas também para os municípios de Lábrea e Tefé”, disse o secretário. Segundo ele, no período de 17 a 19, Lábrea receberá uma jornada de cirurgias gerais. No mesmo município, de 20 a 27 de abril, acontece um jornada de consultas oftalmológicas. No período de 24 a 26 de abril será a vez de Tefé receber a jornada de cirurgias gerais.

Em Manaquiri, o mutirão de cirurgias acontece nas novas instalações do Hospital Raimundo Rodrigues Irmão, que foi totalmente reformado pelo Governo do Estado, e cuja obra foi entregue em julho do ano passado. “É muito importante que ações do Amazonas Saúde Itinerante possam ser realizadas com o suporte de uma boa infraestrutura e o Governo do Estado tem investido para dotar as unidades hospitalares da Secretaria Estadual de Saúde, no interior, das condições adequadas de funcionamento”, afirmou Alecrim.

O Amazonas Saúde Itinerante tem a finalidade de ampliar a oferta de serviços de saúde no interior do Estado, para reduzir a necessidade de as pessoas se deslocarem para a capital, para consultas com especialistas ou realização de cirurgias. Em 2014, o programa fechou sua programação com 111.872 atendimentos – entre consultas, cirurgias e exames – incluindo as ações dos barcos de Pronto Atendimento Itinerante (PAI), que são executadas pela Susam em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS).

Roberto Brasil