Município de Barcelos registra 42 focos de incêndio em duas semanas

By -
barcelos-queimadas-01Nos últimos 14 dias, o Município do Barcelos, distante 401 quilômetros de Manaus, registrou 42 focos de incêndio, é o 6º  no Brasil e o 1º no Amazonas . Na sequencia vem Presidente Figueiredo com 8, Santa Isabel do Rio Negro com 7, Autazes 6, Urucurituba e Itacoatiara com 5. O monitoramento é feito em tempo real pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).  O número de queimadas já bateu o recorde dos últimos 17 anos, no Amazonas, de 1º de janeiro até dia 14/01, 167  focos ativos foram registrados pelo portal de monitoramento.

 
barcelos-queimadas-02Moradores do município estão assustados com a fumaça e com o fogo em ilhas e estradas próximas a cidade de Barcelos. A área mais preocupante fica localizada em frente a Comunidade de Piloto a 2 km da cidade, moradores da comunidade ainda tentaram conter o fogo logo no início mas sem êxito. A fumaça toma conta da cidade e os moradores estão apresentando problemas de saúde, pois a queimada já dura dias.
 
barcelos-queimadas-04Este foi o caso da estudante Yrma Pereira. “Hoje dando uma volta na praça, observando o arquipélago, fiquei horrorizada com tanta queimada em nossas ilhas e a forte fumaça na cidade. Uma ilha em frente a comunidade de Piloto estava em chamas , da praça dá de ver.  No Paraná do peixe boi tem outra queimada que já está a mais de um mês pegando fogo, fui para Santa Isabel do Rio Negro já faz mais de um mês, vi essa queimada, outro dia em uma pescaria lá pra cima ela ainda estava do mesmo jeito.  Muito triste isso.” , disse Yrma. *Com informações BARCELOSNANET

Roberto Brasil