Multidão acompanhou passagem da Tocha Olímpica na Terra das Cachoeiras

By -

tocha-figueiredo 07

Da Redação – E a Tocha Olímpica esteve pela primeira vez envolta pela exuberante natureza, que faz de Presidente Figueiredo um dos lugares mais especiais e belos do Amazonas, e foi acompanhada, por um grande numero de pessoas, que estavam na maior expectativa pra ver a Tocha passar, e iluminar, esse raro momento, que enche de paz, amor e esperança a raça humana.

tocha-figueiredo 06

Foi um dia que entrou para a história da Terra das Cachoeiras. A chama chegou por volta das 16h na Cachoeira de Iracema, onde foi conduzida pelo professor de Geografia Genival Assunção. Nem a forte chuva que caía no município, atrapalhou a passagem do símbolo olímpico. Ela saiu da Cachoeira de Iracema e seguiu rumo ao Parque do Urubuí, uma multidão já aguardava, com ansiedade, na principal Avenida do Parque.

tocha-figueiredo 10

Lucas Monteiro foi o segundo a conduzir a Tocha, e não escondia a emoção de participar deste evento. Ao longo do trajeto, quem foi prestigiar o momento histórico, gritava o nome do jovem que foi carinhosamente recebido pelo grande público. Mesmo não se rendendo a sua deficiência, Lucas foi orgulho para milhares de pessoas.    

tocha-figueiredo 05“Eu nem acreditei quando as pessoas ficaram chamando o meu nome. Eu já estava muito emocionado só de saber que eu teria a honra de carregá-la, mas quando a chama foi acessa a emoção tomou conta. Só quero a agradecer a Deus ao meu pai e a todas as pessoas que carinhosamente gritavam o meu nome, eu sinto que eu representei a cada uma pessoa de Presidente Figueiredo” disse Lucas.

tocha-figueiredo 03

O pai dele, Josué Monteiro, presente no evento, não escondeu a emoção de ver o filho num momento tão importante para sua vida conduzindo um dos principais símbolos do esporte mundial e falou: “Esta participação do Luquinha é histórica para mim. É uma cena que irá ficar gravada para sempre na mente do meu filho. Só de você ouvir aquela multidão chamando o nome dele, o meu coração foi a mil, uma emoção inexplicável”.

tocha-figueiredo 11

O terceiro e último a conduzir a Tocha Olímpica no Estado foi o ex-atleta Zedequias Feitosa, rapaz que mora na zona rural de Presidente Figueiredo. Antes de seguir o percurso fez uma pausa para as fotos. Zedequias, também foi aclamado pelos moradores da Comunidade Marcos Freire – onde mora atualmente – que estavam presentes no Parque do Urubuí.

tocha-figueiredo 01Ele conduziu a Tocha de Rafinting pela corredeira e ficou muito emocionado. “Só tenho que agradecer as pessoas que me indicaram para participar deste evento histórico, tanto para nossa cidade quanto para mim. Foi uma responsabilidade muito grande em conduzir a Tocha pela corredeira do Urubuí, uma experiência que vou levar para o resto da minha vida. Sou acostumado acorrer, agora andar de rafintig foi um desafio, mais tenho certeza que me sai bem e representei bem o meu município”, relata, Zedequias

tocha-figueiredo 02O prefeito Neilson Cavalcante, acompanhado pela primeira dama senhora Érica Cavalcante, vereadores e secretários, falou da importância do momento histórico e lembrou que o evento foi resultado de um esforço de todos que participaram da organização ou foram para o Parque do Urubuí prestigiar.

tocha-figueiredo 04Solange Gomes, aproveitou a folga e veio para Figueiredo ver a passagem da Tocha, segundo a balconista, ela ficou feliz com a escolha do Lucas, o jovem emocionou os presentes. “Foi uma das maiores emoções da minha vida, guardarei para sempre esse momento e ver a galera gritando o nome deste garoto”, confessou.

tocha-figueiredo 12O prefeito Neilson Cavalcante, acompanhado pela primeira dama senhora Érica Cavalcante, vereadores e secretários, falou da importância do momento histórico e lembrou que o evento foi resultado de um esforço de todos que participaram da organização ou foram para o Parque do Urubuí prestigiar.

tocha-figueiredo 09

“Esta data já fez parte da história de Presidente Figueiredo, eu me orgulho de ser o prefeito deste momento, a gente sabe em que 100 anos da era moderna apenas três mil cidades receberam este evento e Figueiredo é um desses municípios. É um imenso prazer acompanhar este momento. Mas é importante agradecer a todos que se esforçaram para garantir esta bonita festa. A nossa população fez bonito, soube receber com orgulho o símbolo olímpico”, destacou.

Entre as belezas naturais e cenários exuberantes de Figueiredo, a Tocha Olímpica percorreu mais de 800 metros no município e era ovacionada, uma multidão lotou a área da Avenida do Parque para ver símbolo olímpico passar.   [David Almeida, em parceria Asscom PMPF / Fotos: André Amazonas]

Roberto Brasil