Mulheres indígenas serão pauta de encontro promovido pelo Governo do Amazonas

By -

informa-blogdafloresta2014

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) e  Fundação Estadual do Índio (FEI), realiza o colóquio, “Refletindo as Questões de Gênero e Violência contra às Mulheres Indígenas no Amazonas”, para lembrar o dia Internacional da Mulher Indígena comemorado no dia 05 de setembro. O encontro será no próximo dia 20 (terça-feira) das 08h às 14h no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na rua Maceió, nº 2000 bairro Parque Dez, zona Centro-sul.

 Segundo a gestora da SEPM. Keyth Bentes, a proposta  é contribuir para o avanço do debate sobre o tema junto aos movimentos e demais instituições indígenas para fortalecer as ações voltadas as mulheres indígenas frente e inserir políticas públicas específicas. “O desafio é falar sobre os direitos humanos e suas violações a partir de uma perspectiva multicultural que reconheça e respeite o direito de autonomia dos povos indígenas, além de construir estratégias de atuação exitosas”, explica.

Serão realizadas uma palestra com o tema, “Refletindo as questões de Gênero e Violência contra as Mulheres Indígenas”; três mesas redondas sobre cultura, educação e saúde indígena e quatro salas temáticas onde serão abordados assuntos como cidadania, violência, poder e participação.

Mario Dantas