Mudanças climáticas podem acarretar em um aumento de 4ºC no clima na Amazônia, segundo pesquisadores

By -

amazonia-aumento-temperaturaConhecida pela biodiversidade e inúmeras fontes de água, o mundo todo olha para a Amazônia como um oásis em meio a tanto concreto e asfalto do mundo moderno. Entretanto, o uso desenfreado de recursos naturais tem causado mudanças climáticas alarmantes. Modelos científicos preveem um aumento de 4°C no clima da região Amazônia.

Segundo informes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), os cientistas afirmam que essa temperatura é o começo de uma série de reações globais preocupantes. De 1880 a 1980, o planeta teve um aumento da temperatura média de 0,75ºC. Esse aumento foi o suficiente para que muitas das catástrofes climáticas se tornassem intensas. O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) aponta um cenário de secas e cheias mais potentes e frequentes para a Amazônia.

De acordo com o IPCC existem três grandes possíveis cenários para o futuro climático mundial. O primeiro deles é um cenário de crescimento econômico e populacional. O consumo e o crescimento populacional vão fazer com que cada vez mais gases do efeito estufa sejam emitidos à atmosfera.

O segundo cenário é mais otimista. Com desenvolvimento econômico mais rápido, o crescimento populacional se torna igual em todo o mundo, até que a população global alcance um pico no meio do século. Incrementos tecnológicos surgirão e serão benéficos para as fontes energéticas.

O melhor cenário é o terceiro, no qual o crescimento econômico e populacional diminui para o cumprimento de metas ambientais. Junto a isso, tecnologias energéticas mais eficientes fazem o mundo caminhar para um quadro de maior estabilidade climática.

Para o cientista e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Philip Fearnside, a população deve trabalhar, por exemplo, para diminuição da emissão dos gases de efeito estufa.

Imagine agora esses três cenários possíveis para o mundo e para Amazônia. Em qual deles você iria se basear na hora de planejar sua vida, seus negócios, seu trabalho? Para o cientista Philip Martin Fearnside, a população deve se prevenir e trabalhar, por exemplo, para diminuição da emissão dos gases de efeito estufa.

Roberto Brasil