Movimento em UBSs é fraco e chuva atrapalha campanha de multivacinação

By -

A diretora da UBS Theomario Pinto da Costa, Sônia Rubim, conta que desde o início da campanha até hoje apareceram na UBS apenas 12 pessoas entre crianças e adolescentes (Foto: Gilson Mello)

Hoje é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, os postos de saúde estão abertos em todo o país. Cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos estão convocados para atualizar a caderneta de vacinas, mas a movimentação nas UBSs na manhã deste sábado (16) foi muito fraca e a chuva atrapalhou alguns pais que resolveram vacinar seus filhos.

A diretora da UBS Theomario Pinto da Costa, Sônia  Rubim, conta que  desde o início da campanha até  hoje apareceram na UBS apenas 12 pessoas entre crianças e adolescentes. A UBS está  localizada na rua Travessa Dois de Agosto, Bairro da União, zona Centro-Sul de Manaus.

“É muito importante que os pais estejam atentos às datas em os profissionais de saúde colocam na caderneta dos filhos. O movimento foi fraco devido a chuva e por ser um sábado em que as pessoas acordam até mais tarde”, explica Rubim.

Na UBS Redenção localizada na rua Caraiari, bairro Redenção, zona Oeste de Manaus apenas 23 pessoas compareceram no local.

A estudante Fernanda Alves levou sua filha Sofia de 1 ano e seis meses para tomar as vacinas e conta que sempre procura atualizar a caderneta da filha. “Eu me sinto responsável pela a saúde da minha filha e procuro sempre cuidar dela com as vacinas em dias”.

A contadora Michelle Sousa trouxe seu filho João Felipe para atualizar sua caderneta, mas na UBS soube que a vacinação do seu filho está em dias.

“Nunca sabemos exatamente quando está tudo ok, sempre temos que vim na UBS verificar se as vacinas estão em dias e me preocupo com saúde do meu filho isso está em primeiro lugar”, conta.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ação acontece até as 12h, com objetivo de atualizar o esquema vacinal de quem está com pendência em alguma dose.

Iniciada na última segunda-feira, a Campanha segue até o dia 22 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacinas, incluindo as que funcionam até as 21h.

Vacinas disponíveis

De acordo com o ministério, as vacinas disponíveis nesta campanha para crianças menores de 7 anos são: BCG – ID, hepatite B, penta (DTP/Hib/Hep B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.

Já as doses disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.

Para quem quer encontrar a mais próxima de casa, os endereços estão no site da secretaria: www.semsa.manaus.am.gov.br/vacinacao/./Portal A Crítica

Roberto Brasil