Morre Rubén Aguirre, o Professor Girafales, aos 82 anos

By -
Segundo a família, o ator do seriado "Chaves" sofria de complicações decorrentes da diabetes

Segundo a família, o ator do seriado “Chaves” sofria de complicações decorrentes da diabetes

O ator Rubén Aguirre, conhecido por ter interpretado o Professor Girafales no seriado Chaves, morreu nesta sexta-feira (17), aos 82 anos. A morte foi confirmada pelo ator Edgar Vivar, que vivia o Senhor Barriga.

No início deste mês, a família do ator havia divulgado que ele estava com a saúde muito debilitada. “De um dia para o outro, suas forças foram embora e agora ele não consegue se mover”, disse a mulher de Aguirre, Consuelo, em uma programa de televisão. Segundo ela, ele sofria de complicações decorrentes da diabetes.

O ator permaneceu por algum tempo internado, porém estava recebendo tratamento em casa nos últimos dias.

Há exatamente um ano, Aguirre publicou uma carta intitulada “E agora, quem poderá me defender?”, na qual afirmava estar com “sérios problemas de saúde”. No texto, ele pedia que a Associação Nacional de Atores do México (Anda) lhe conferisse a assistência médica que teria direito “após ter cumprido como associado com minhas cotas”. No texto, afirmava que lutava “há dez anos por esse direito, porque há dez anos preciso dele”

Aguirre conheceu Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, quando trabalhava como executivo da Televisão Independente do México. A partir da amizade, criaram diferentes programas a partir do fim dos anos 1960. Depois de participar de Chaves e interpretar muitos outros personagens na telinha, começou a viajar pela América Latina com seu espetáculo circense. Em 2013, anunciou sua aposentadoria.

Roberto Brasil