Morre aos 89 anos Moacir de Andrade

By -
Simão Pessoa / Moacir de Andrade

Simão Pessoa / Moacir de Andrade

O artista plástico, antropólogo, folclorista, escritor e poeta Moacir Andrade faleceu em Manaus, às 10 horas da manhã de hoje, por problemas decorrentes do pós-operatório de uma cirurgia no fígado realizada no último sábado.

Nascido na capital amazonense no dia 17 de março de 1927, Moacir Andrade era casado com Dona Graciema Britto de Andrade, com quem teve cinco filhos: Gracimoema, Lúcia Regina, Graciema, Maria do Carmo e Moacir Junior. Entre outras coisas, Moacir Andrade foi um dos fundadores do Clube da Madrugada, da Pinacoteca Pública, da Fundação Cultural do Amazonas, do Instituto Brasileiro de Antropologia da Amazônia, da Sociedade para a Defesa da História e das Tradições Populares do Amazonas e da Academia de História do Amazonas.

Suas mais de 10 mil obras de paisagismo amazônico estão espalhadas pelos principais museus do planeta. Deixou mais de 20 livros escritos, entre os quais Manaus, Ruas, Fachadas e Varandas e Alguns Aspectos da Antropologia Cultural no Amazonas. O velório de Moacir Andrade será realizado na Academia de Letras do Amazonas a partir das 20 h de hoje.//SP

Mario Dantas