Moradores do bairro Valparaíso compram água dos vizinhos

By -

 

Da Redação – Neste sábado (13), numa ação social em homenagem às mães realizada na Escola Municipal Ivomar de Lima Vieira, bairro de Valparaíso, zona leste de Manaus, os moradores reclamaram da falta de água, segurança, esporte, saúde e lazer. A iniciativa do evento foi do vereador Cláudio Proença (PR), em parceria com os Amigos Solidários.

Na oportunidade, foram disponibilizados serviços de saúde (odontologia, oftalmologia, clinica geral, psicologia e massoterapia), foi aplicada a vacina contra a gripe pelo pessoal da Semsa, serviço jurídico, Conselho tutelar, emissão de documentos de identidade pelo Instituto de Identificação e carteira de trabalho pelas Setrab, embelezamento pela Mari Kay, Hinode e outras (corte de cabelo, esmaltação, design de sobrancelhas), houve zumba e um bingo com diversos prêmios em homenagem às mães.

Redução no uso de celular por crianças

A equipe voluntária de odontólogos realizou restaurações e prevenções. O pessoal da Semsa vacinou contra a gripe. Os oftalmólogos realizaram trabalho de acuidade visual em parceria com a Ótica Aliança.

Segundo o optometrista Antônio Rodriguez, as patologias mais comuns foram pterígios, ou carne crescida em adultos, catarata nas pessoas acima de 60 anos e miopia em crianças, neste ultimo caso o especialista orienta a diminuição do uso do celular ou exposição ao sol.

Água é comprada

Para Brenda de Souza, moradora há mais de vinte anos no bairro Valparaiso, falta tudo. “Não tem praça para as nossas crianças brincarem, falta atenção em saúde, pois a casinha atende apenas em tempos de campanha”, revela.

Larisa Batista, moradora da Rua Ascânio Lopez, disse que água é artigo de luxo na área, pois precisa pagar para tê-la. “É terrível a falta de água aqui. Temos que comprar dos próprios vizinhos que tem poço artesiano. Pagamos R$ 50 o tanque de mil litros”, disse.

Leane da Silva, mora do local há 25 anos no Valparaiso e disse “As vezes ficamos uma semana sem água. Muitos já reclamaram à Manaus Ambiental e Prefeitura. Além disso também falta segurança e atenção em saúde”, informa.

O  vereador Claudio Proença (PR) afirmou que estará apresentando nos próximos dias na Câmara Municipal de Manaus os requerimentos das demandas do bairro Valparaiso. “Falarei pessoalmente com a Manaus Ambiental para saber as causas da falta de água e poder solucionar esta dificuldade. Neste ano apresentarei emenda parlamentar para fazer uma praça com academia ao ar livre, pois isso estava no meu programa na campanha e irei cumprir. já temos o terreno para isto”, frisou.  (Mercedes Guzmán)

Mario Dantas