Mobilização Nacional contra Aedes aegypti acontece neste sábado

By -

campanha-contra-dengue 01

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), reuniu nesta quinta-feira (11), por meio de videoconferência, os secretários municipais de Saúde e de Educação do interior do Amazonas, para  fazer os ajustes finais das ações que serão desenvolvidas no próximo sábado (13), Dia Nacional Mobilização e Combate ao Aedes aegypti. A transmissão da videoconferência, que contou com a participação de 56 municípios, aconteceu a partir do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), na capital, e foi conduzida pelo diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque.

Na ocasião a diretora do Centro de Mídias, Socorro Barros, salientou a importância da adesão dos coordenadores pedagógicos para incentivar o combate ao mosquito dentro do ambiente escolar. “O momento é de atenção e compromisso de todos, afinal, esse mosquitinho causa um estrago ao transmitir três doenças perigosas como dengue, febre chikungunya e zika vírus”, disse.

combate-dengue-1

Durante a videoconferência, Bernardino Albuquerque, atualizou os secretários sobre os números de casos notificados das três doenças no Amazonas, destacou o papel de mobilização social para realização de um grande chamamento à população para o combate contra o Aedes aegypti. A açãoque terá com inicio no dia 13, se estenderá até o dia 19 de fevereiro. “O grande start da campanha será neste sábado, mas deverá ser acompanhada durante todo o mês de fevereiro, por meio da estratégia  da prática dos dez minutos semanais para eliminação dos criadouros do vetor”, pontuou o diretor.

 

Após a explanação de Albuquerque, os representantes dos municípios puderam interagir com a equipe de Manaus, tirando dúvidas sobre o Dia D, que acontecerá  tanto na capital e, simultaneamente, em todos os municípios do interior.

Áida Fernandes