Mobilidade urbana será uma das prioridades de Hissa Abrahão

By -
Hissa Abrahão

Hissa Abrahão

Da Redação – Nesta sexta-feira (12), o Blog da Floresta recebeu o parlamentar e candidato a Prefeito de Manaus, Hissa Abrahão, da coligação PDT e PSDC, e que apresentará 12 eixos de ação como proposta. Segundo ele, com a experiência e a formação que tem pretende viabilizar soluções para a Mobilidade Urbana, saúde, educação e abastecimento de água.  Classificando-se como um político de novas ideias, afirma ser um caminho novo e melhor para o futuro da população desta capital.

Blog da Floresta: Por que o senhor quer ser Prefeito de Manaus?

Hissa Abrahão: Para ajudar ao desenvolvimento de forma sustentável para um futuro melhor para Manaus. Como vice prefeito não tive autonomia para realizar vários projetos em benefício da população e pretendo fazer isso nas áreas de saúde, educação e outros.

hissa-entrevista-blogdafloresta-03BDF: O que o senhor fará concretamente na área da saúde?

HA: Irei abrir mais Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois das 233 funcionam apenas 88 agora. Também criaremos o Prontuário Eletrônico que permitirá a atenção de qualquer pessoa em qualquer UBS. Iremos otimizar a atenção primaria e construiremos seis Policlínicas de meia complexidade para atenção a pacientes que vem da atenção básica. Também iremos fazer parceria público-privada com as farmácias a fim de atender a demanda e dar mais acesso aos medicamentos.

BDF: Qual é sua proposta para melhorar o tema de mobilidade urbana?

HA: A Prefeitura deve ter controle da catraca, isto deverá ser examinado, pois desde o ano 2000 o número de veículos quadruplicou e o corredor exclusivo não funciona, está improvisado. Iremos resolver alguns gargalos e melhorar a frota. Colocaremos sinais inteligentes, pois agora parece mais uma obra de marketing do que de engenharia. Este tema deve ser planejado junto ao Banco Mundial, pois precisa ter uma visão estratégica com estudo aprofundado prevendo o crescimento populacional para os próximos trinta anos.

hissa-entrevista-blogdafloresta-05BDF: Qual a sua proposta para melhorar o transporte coletivo?

HA: A relação da Prefeitura com as Empresas de Transporte Coletivo não foi proveitosa. Temos que examinar uma forma de contratar e remunerar mensalmente estas empresas para recuperar a catraca. Iremos interligar os modais, melhorar o deslocamento dos pedestres, ciclovias e transporte fluvial.

BDF: E o problema de abastecimento de água?

HA: Realizando uma parceria com Manaus Ambiental. Um exemplo é instalar caixas de água em alguns casos. O tema da agua não se resolve apenas com a distribuição.

hissa-entrevista-blogdafloresta-06BDF: Na educação, qual será sua proposta?

HA: Respeitaremos o piso salarial do professor e temos por objetivo implementar atividades lúdicas para ocupar o tempo dos jovens. Queremos escolas de música, centros de formação técnica e de empreendedorismo para um futuro melhor. Os Centros Integrados de Ensino Público (CIEPS) serão ativados em tempo integral, isto é em longo prazo e com prédios preparados.  Por outro lado, não queremos prometer creches que não iremos fazer. A nossa proposta é criar um sistema unificado de creches com um estudo que indique locais (igrejas, associações e outros) para adaptar e dotando professores para o ensino básico.

BDF: Como o senhor avalia o novo cenário político e sua candidatura?

HA: Estou otimista. Iremos ao segundo turno. Será uma caixa de surpresas. Tudo pode acontecer. Agora estão tentando criar uma falsa polarização, mas estamos convencidos que somos competitivos. Não tenho dúvida que o eleitorado conhecendo as nossas propostas irá nos apoiar. (Mercedes Guzmán & Jersey Nazareno – Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil