Mitoso pede celeridade da CMM sobre o transporte sem custo de pacientes renais

By -
“Pedirei celeridade à esta matéria", disse Mitoso

“Pedirei celeridade à esta matéria”, disse Mitoso

Da Redação – Depois do prolongado recesso da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na segunda quinzena de fevereiro está prevista na pauta do plenário, a votação para a isenção do custo zero na tarifa do transporte público de pacientes renais, há um pedido de celeridade na aprovação da mesma feita pelo vereador Mitoso (PSD)

“Pedirei celeridade a esta matéria para que na segunda quinzena de fevereiro possamos apresentar mais este benefício aprovado a quem precisa” disse o parlamentar. A referência está no artigo 261 da Loman (atualizado em 2012) e embora este tivesse incluído os pacientes de insuficiência renal crônica, não estão inclusos neste beneficio, os transplantados renais.

O Projeto de Emenda feito à Loman nº 006/2013, que altera a redação do inciso IV, artigo 261, da Lei Orgânica do Município de Manaus isenta transplantados renais de pagarem tarifas de transporte urbano. A proposta obteve parecer favorável pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), no ano de 2013, e seguiu para a 8ª Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas.

No retorno às atividades na CMM, neste ano, 2014, o vereador Mitoso (PSD), autor da propositura, acompanha o andar do processo e pedirá celeridade à matéria. Afim de beneficiar os transplantados renais que enfrentam a cada dia que passa um grande desafio no deslocamento para a realização do tratamento. Para o parlamentar é preciso que estas pessoas que enfrentam uma verdadeira jornada na luta pela recuperação da saúde, sejam contempladas com este beneficio, “Estas pessoas precisam deste apoio, às vezes o deslocamento é distante, pegar ônibus fica difícil para elas”, salientou.

Insuficiencia renal – A insuficiência renal é uma doença que impede os rins de realizarem suas funções. Os rins são órgãos que filtram o sangue, limpando e equilibrando os níveis das diferentes substancias que estão nele. Os rins também são responsáveis pelo controle da pressão arterial.///Mercedes Guzmán – Foto: Rondinely Fonseca

Redação