Missa abre programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Manaus

By -

missa-semana-pessoa-deficiente-1Pais, professores, gestores, pedagogos e alunos da educação especial participaram na manhã desta sexta-feira, 21, da missa em Ação de Graças à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que em Manaus terá como ação principal os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que vai promover competições esportivas adaptadas a partir deste sábado, 22, até o próximo dia 28.

A celebração ocorreu na Igreja Nossa Senhora das Mercês, no conjunto Eldorado, zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, os participantes cantaram louvores e ouviram a homília de Frei Jorge,  sobre texto contido no evangelho de Mateus, capítulo 22, onde Jesus Cristo repassa lições do amor ao próximo.

“Amar ao próximo é colocar-se no lugar do outro e sentir seus anseios, nada mais é do que ter compaixão. Desta maneira devemos fazer com aqueles que possuem algum tipo de deficiência”, orientou o sacerdote.

missa-semana-pessoa-deficiente-3A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, participou da missa e afirmou que é importante iniciar as atividades do Jaavas com uma bênção espiritual.

“É muito importante, sobretudo, porque é o momento em que nos irmanamos com as famílias dos nossos alunos, é a oportunidade de refletirmos um pouco sobre o quanto é importante eles estarem em nosso meio, já que nos incentivam a sermos generosos, a aceitarmos as nossas próprias limitações e diversidades. É um momento precioso de reflexão”, afirmou.

Presente a celebração, a primeira-dama do município e secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos,  Goreth Garcia, destacou a necessidade das ações de inclusão social das pessoas com deficiências.

missa-semana-pessoa-deficiente-2“A importância dessa missa e de toda a mobilização dos pais em torno da Semana da Pessoa com Deficiência é gigantesca, porque chama a atenção da cidade, nos faz pensar sobre nossos papéis na promoção dos diretos da pessoa com deficiência. Uma missa como essa nos deixa muito mais fortalecida”, afirmou, ao lembrar que a Prefeitura de Manaus vai inaugurar mais um Centro de Atendimento da Pessoa com Deficiência, na zona Leste da cidade. 

Projeto de transformação 

Aluno do Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, Thiago Oliveira, participou da missa ao lado da mãe, a servidora pública Célia Correia. Ele estava empolgado porque amanhã,  22, vai participar da Corrida do Abracinho, no Complexo Turístico da Ponta Negra.

Para Célia, a alegria do filho é a confirmação de que o Jaavas é um projeto de transformação social para as pessoas com deficiência em Manaus. “A gente fica feliz ainda mais quando participa de uma celebração como esta, bem acolhida. Meu filho tem uma deficiência e  luto para que ele seja bem visto pela sociedade, assim como outras mães fazem o mesmo”, destacou.

Roberto Brasil