Minicurso de produção de mudas é bem avaliado entre os participantes

By -

29-04-16-Minicurso de produção de mudas.Foto-Ass (1)

O Minicurso de Produção de Mudas realizado, pela Prefeitura de Manaus, nos dias 26 e 27 de abril, foi bem avaliado pelos participantes que responderam a um questionário de avaliação aplicado pelo Departamento de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Os alunos tiveram oportunidade de responder sobre questões como o conteúdo repassado durante as aulas teórica e prática, o tempo de duração do minicurso, o cumprimento do programa proposto e o atendimento feito pelos servidores.

Esse foi o segundo minicurso oferecido este ano pela Semmas. O primeiro, ocorrido nos dias 22 e 23/03, registrou um número recorde de participantes, 115 no total, o que levou os organizadores a realizarem uma segunda edição.

29-04-16-Minicurso de produção de mudas.Foto-Ass (2)

Além desse de produção de mudas, a Semmas planeja realizar até o final do ano minicursos de jardinagem, compostagem, planejamento da arborização e horta caseira, sempre com a finalidade de repassar informações básicas e estimular as pessoas a produzirem mudas para serem plantadas em seus quintais e jardins.

“Dessa forma, as pessoas passam a contribuir com a arborização e o paisagismo da cidade, sem necessariamente a dependência do poder público para conseguir mudas, podendo elas mesmas produzirem”, explicou a diretora de Arborização da Semmas, Rosemary Bianco.

Ainda segundo ela, além do fomento à ideia de que o cidadão pode produzir a muda que vai plantar, os minicursos são oportunidades também de encontrar com as pessoas para falar sobre arborização urbana e as diretrizes do trabalho da Semmas.

29-04-16-Minicurso de produção de mudas.Foto-Ass (3)

A estudante de Biologia Deliane Belmonte aproveitou o curso para tirar muitas dúvidas sobre o modo correto do plantio. “Antes metia o galho com tudo e as mudas morriam, aqui aprendi que bastam apenas dois centímetros para que as plantas germinem”, afirmou.

Outra participante, a estudante Jessica Costa, confessou que por desconhecimento estava causando mal às mudas que plantava. “Aprendi sobre a importância da parte solar e da forma correta de irrigação, antes eu alagava a minha planta”, observou.

 

Mario Dantas