Meta no AM é imunizar um milhão de pessoas contra a Influenza

By -

Em andamento em todo o amazonas, desde o último dia 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe), deve imunizar cerca de um milhão de pessoas até o próximo dia 26 de maio, data final para o período de vacinação no Brasil.

O objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população. O “Dia D” de mobilização nacional será em 13 de maio.

Do total de doses destinadas para todo o estado, 407.316 são para vacinação em manaus. A meta é atingir pelo menos 90% desse público, ou seja, 366.585 pessoas vacinadas.

O presidente da Fundação de Vigilância Em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, disse que começou a distribuição das unidades de vacinas deste ano pelo interior do amazonas, por conta da dificuldade logística. Assim, ninguém que precise ficará sem tomar a dose.

De acordo com Bernardino, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da Influenza Grave e de suas complicações e contém antígenos contra três cepas de Influenza: a (H1N1), a (H3N2) e Influenza B.

Roberto Brasil