Mês de agosto aponta redução em vítimas fatais de trânsito

By -

acidente-transito1O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito registrado em agosto de 2014 aponta uma redução de 61,76% em comparação com o mesmo mês do ano passado. As estatísticas da Prefeitura de Manaus, coordenadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), também registram queda no número de vítimas de trânsito em relação à frota de veículos.

De 1° a 31 de agosto de 2014 foram registradas 13 vítimas fatais, enquanto que em 2013, há o registro de 34 mortes nesse período no trânsito de Manaus. “Esses números indicam uma mudança de comportamento do condutor”, destaca o diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins. Ele ressalta que o objetivo da prefeitura é reduzir para zero o número de vítimas do trânsito.

As estatísticas apontam ainda a maior queda nos últimos cinco anos do indicador no número de vítimas fatais em relação à frota contabilizada a cada 10 mil veículos, no período de janeiro a agosto. Os índices de 2014 registram 2,51 vítimas fatais X 10 mil veículos. Nos anos anteriores, os números foram: 2,56 em 2013; 2,89 em 2012; 3,58 em 2011 e 3,26 em 2010.

“A redução é resultado de investimento da Prefeitura de Manaus em ações de educação de trânsito, fiscalização nas ruas e intervenções de engenharia nas vias da cidade. Nosso trabalho é diário. Não só fiscalizamos para coibir infrações de trânsito, que podem resultar em acidentes, como também reforçamos nosso trabalho de educação nas escolas e em campanhas educativas”, assegurou o diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.

Roberto Brasil