Mensagem do governador José Melo abre trabalhos da Aleam

By -
“Este é o momento chave, momento de prestar contas e assumir novos compromissos", afirmou José Melo

“Este é o momento chave, momento de prestar contas e assumir novos compromissos”, afirmou José Melo

Da Redação – Nesta segunda feira (1), o governador do Amazonas, José Melo, deu leitura a Mensagem Governamental que marca a abertura da 19º Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), com destaque para as áreas de saúde, educação, segurança pública. Participaram representantes dos Tribunais de Justiça, Contas, Trabalho, Prefeitura de Manaus, Defensoria Pública, deputados, vereadores e outros.

Após o presidente da Aleam, Josué Neto, abrir os trabalhos anunciou a leitura da mensagem do governador, José Melo, que muito emocionado pelo carinho recebido agradeceu o trabalho do Tribunal de Justiça, destacou a parceria com o Prefeito de Manaus explicando que embora Manaus seja uma cidade grandes seus recursos ainda são limitados e ainda não correspondem as demandas e necessidades. Ressaltou ainda as leis aprovados pela Câmara Municipal de Manaus e os logros do Tribunal de Trabalho. 

Saúde, educação e segurança foram prioridades

“Este é o momento chave, momento de prestar contas e assumir novos compromissos, mas também de reafirmar laços de união em beneficio da população”, disse Melo. Explicou que na crise as prioridades foram re planejar para enfrentar a conjuntura adversa e cuidar da saúde financeira do estado, a queda da receita obrigou a rever as metas fiscais principalmente.

“Foram dois bilhões e 700 mil reais a menos arrecadados pela receita no ano de 2015 e todos os empréstimos dos anteriores 14 anos venceram e tivemos que enfrentar a alta do dólar, mas conseguimos chegar no final do ano e a crise não ira nos vencer porque agimos com rapidez e eficiência, tivemos que enxugar a máquina e economizamos mais de 400 milhões”, salientou o governador. Explicou que a junção das secretarias e a redução de custeio ajudaram na dinamização das tarefas.

“A crise será vencida se trabalharmos unidos”

José Melo quer um governo de mãos dadas e pretende vencer a crise com a união das secretarias e todas as instituições num trabalho integrado rumo a um futuro promissor e explicou que o Amazonas logrou os resultados enquanto outros estados não conseguiram pagar a folha nem decimo terceiro ou tiveram que fechar as portas dos centros de saúde.

“Os novos desafios serão vencidos e irei honrar meu compromisso com o povo” disse. Informou também que as prioridades e os investimentos foram para as áreas de saúde, educação segurança, mas que também foram atendidas outras como o social, o produtor do interior, os créditos a traves do Banco do Povo entre outros.

governador-josemelo-aleam-leitura-mensagem-governo-02Amazonas o estado que mais investe em saúde

Segundo o relatório somos considerados um dos estados onde funciona a atenção à saúde porque contamos com 04 hospitais no interior, 18 unidades de emergência, 06 policlínicas, 06 unidades materno infantil, 01  unidade especializada em crianças, 12 Caíques, 03 Caimi, 01 central de medicamentos, 01 laboratório 08 Spas, 02 Upas, 07 fundações entre outros Foram 540 milhões de investimento na saúde para realizar a ampliação da rede municipal em Manaus, ampliação da Fsecom, Saúde Itinerante, foram realizados transplantes de córnea, fígado, renais, cirurgias de media e alta complexidade entre outros dados.

O governador Melo destacou o trabalho de Saúde Itinerante que realizou 32 mil atendimentos e em geral o trabalho integrado que se realiza no estado do Amazonas para não deixar a ninguém sem atenção anunciou ainda o hospital da zona norte a ser inaugurado em março e que será referencia na região norte, o funcionamento da telemedicina para que médicos especialistas possam auxiliar no procedimento de urgências no interior e desta forma vencer distancias e atender a demanda. Anunciou ainda o Pronto Especialista que será implementado em 15 municípios polo.

Pacto pela Educação

Foram distribuídos tablets aos professores do estado com informação suficiente para ser capacitados nesta área. A reforma e construção de novas unidades educativas no interior (Careiro da Várzea, Muturá, Manicoré, Manaus e outros) com um investimento de 265 bilhões de reais e que será aplicado também em ginásios e no pagamento dos novos professores (7 mil) que passaram o concurso assim como de administrativos e merendeiras.

O governador Melo informou que continuara o trabalho de formação intensiva (português e matemáticas) e aplicação de simulados de avaliação. “foram 17 mil alunos que saíram das escolas particulares e estão sendo absorvidos pelas públicas e ainda há vagas”, salientou. Anunciou ainda que a educação a distancia também será garantida.

Todos pela vida

No combate ao tráfico de drogas foram aprendidas 10,5 toneladas e foi destacado o trabalho integrado das Policias, Corpo de Bombeiros e Inteligência. Foram presos mais de 10 mil criminosos (narcotráfico, roubo qualificado e roubo simples) no combate ao crime organizado e ainda se trabalha na eliminação da violência.

Destacou o trabalho social da primeira dama Edilene Gomes que gastou 22 milhões atendendo as necessidades do interior e arrecadando dinheiro dos empresários.

Infraestrutura 

Soa 228 obras em andamento da mobilidade urbana em Manaus e em municípios do interior (173 obras) nas vicinais para ajudar aos produtores no escoamento da produção agrícola.

Foram investidos 78 milhões a traves do Banco do Povo e onde foram beneficiadas 50 mil pessoas. O programa Fomento à economia do interior e o Plano Safra possibilitou aos produtores o acesso a novas tecnologias.

Alertou ainda que nos próximos 50 anos dois grandes problemas ira enfrentar o mundo o primeiro refere se a falta de recursos hídricos, falta de agua potável e a quantidade e qualidade dos alimentos para toda a humanidade, mas se o Amazonas se prepara e avança neste sentido não somente poderá atender as demandas locais e será uma alternativa para toda a humanidade. /// (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil