Médico tem coleção com 28 mil CDs e DVDs em Manaus

By -

IMG-20151028-WA0019

Apaixonado por jazz, blues, música italiana, latina e folclórica, o médico amazonense Expedito Teodoro, de 72 anos, possui em Manaus uma variada coleção de cd´s e dvd´s de variados artistas e filmes. O médico iniciou a coleção aos 15 anos, sendo sua primeira conquista os cd´s da orquestra francesa Paul Murriat, e hoje possui coleção com 28 mil exemplares originais e alguns exclusivos comprados durante suas viagens internacionais.

Expedito conta que já chegou a pagar R$80 reais por um único exemplar do cd ‘Chocolate’, que faz parte da sua coleção composta por 25 mil cd´s e 3 mil dvd´s. Dentre as suas maiores coleções estão inclusas as dos cantores Frank Sinatra e Elvis Presley.

“Grande parte da coleção foi comprada fora do Brasil, e todo o investimento valeu a pena, já que trazem a lembrança dos lugares que visitei e significam uma parte da minha história. A coleção é compartilhada com amigos e família, e sempre que tenho vontade escolho uma coleção de cd’s ou filmes e utilizo novamente”, conta.

O amor pelo teatro e cinema já levou o médico a fazer participações como ator no longa metragem luso-hispano-brasileiro ‘A Selva’, com direção de Márcio Souza, em 1972, baseado na obra ‘A Selva’, de Ferreira de Castro de 1930.

Em sua coleção de filmes possui preferência pelos grandes clássicos do cinema. A coleção do ator Charles Chaplin, comédias, clássicos italianos e do cineasta Woody Allen, estão entre os favoritos do médico. “Tenho grande paixão pelos clássicos, que trazem um pouco da história e cultura mundial. No momento estou revendo filmes sobre a vida de Elvis Presley”, conta.

As músicas folclóricas, chinesas e japonesas com instrumentos medievais, e o universo místico dos tradicionais festejos do Peru fazem parte do seu arsenal. “Já cheguei a comprar um cd com canções tocadas durante festejos onde os peruanos comemoram o aniversário de entes queridos que já faleceram com músicas e bebidas especiais. O esoterismo dessas canções me fascinam e tenho grande prazer em possuir estes exemplares únicos”, afirma Expedito.

Clube dos Discófilos Fanáticos se reúne para compartilhar música de qualidade

       IMG-20151028-WA0021

Com o objetivo de reunir os amigos, chamados de fanáticos por discos, Expedito fundou hà 26 anos, em parceria com o também médico Arnaldo Russo, o Clube Oficial dos Discófilos Fanáticos (CDF), atualmente composto por 12 pessoas.

Durante as reuniões mensais e temáticas são realizados discursos e debates sobre música de qualidade, onde todos aprendem um pouco mais, ao som de clássicos, com direito a comidas, bebidas e premiações. “As reuniões dos discófilos fanáticos é um momento de contemplação da música em que todos participam, e onde debatemos sobre estilos musicais e artistas de nossa preferência”, conclui.

Mario Dantas