Maués promove 4ª edição da jornada cirúrgica

By -

Pe. Carlos

Em parceria com o governo do Estado e Prefeitura através do programa Saúde Itinerante, foi aberta na manhã desta sexta-feira (15) a 4ª edição da jornada cirúrgica. O Estado enviou diversos profissionais, entre ginecologista, neurologista, cirurgião geral, equipe de enfermagem e anestesista, que vão realizar durante todo o final de semana procedimentos de médio e alto porte, como histerectomia, vesícula, hérnia, períneo, entre outros. A jornada inclui atendimento de consultas com ginecologista e neurologista.

A Prefeitura oferta toda logística, como medicamentos, insumos e material hospitalar para que procedimentos de alta e média complexidade sejam realizados. O governo antecipou a compra desses medicamentos e insumos para a jornada, que acontece no hospital.

O prefeito padre Carlos elogiou a forma de organização da jornada. De acordo com ele, o município investiu quase R$ 300 mil com aquisição de insumo, material cirúrgico, rouparia, medicação e equipamentos para a realização das cirurgias.

O cirurgião geral Roberto Flores destacou que Maués foi o município que mais realizou esses tipos de procedimentos no Estado e isso contribui para que o Estado oferte mais o serviço. O Secretário de Saúde Anderson Jerry dedicou o sucesso de mais uma edição da jornada a toda equipe que esteve envolvida na preparação do evento. O médico Barros Neto tranquilizou os pacientes e disse que que o objetivo da jornada é levar qualidade de vida e saúde à população.

Cirurgias de vesícula

Pacientes com problemas de pedra na vesícula correspondem a 90% da demanda de cirurgias da 4ª jornada. De acordo com o cirurgião Roberto Flores o diferencial da vinda da jornada ao município está no fato de os pacientes não se deslocarem até a capital para realizar o procedimento, evitando gastos do município com Tratamento Fora de Domicílio, (TFD) além das filas de espera, transporte e acompanhamento familiar. Ele destacou que a jornada tem todo um lado humanizador pois traz a equipe até o paciente, evitando todos esses transtornos, inclusive o pós-operatório. Estão marcadas também 20 esterectomias (mioma) e 6 cirurgias de hérnia.

 Mais de 200 pacientes recebem atendimento especializado

Fazendo parte da Jornada de Cirurgia iniciou ontem em Maués o atendimento médico especializado, que visa atender em média 250 pessoas. Nesta quinta-feira (14) foram atendidos pacientes pelo ginecologista, na UBS Cecília Souza, somando 150 no total, encerrando hoje (15). Ainda hoje e amanhã, no CAPS estão agendados 100 pacientes com o médico neurologista.

Mario Dantas