Maués lança campanha ‘Puxirum da Limpeza’

By -

maues-puxirum-da-limpeza-01Com objetivo de mobilizar o município para a conscientização ambiental, a Prefeitura de Maués, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEMA) lançou na manhã desta quinta-feira (16) a Campanha Puxirum da Limpeza. Tô dentro!

maues-puxirum-da-limpeza-02Durante o lançamento, que aconteceu no Museu do Homem foram apresentados os agentes multiplicadores que estarão fazendo a conscientização ambiental e fiscalização.
Participaram o prefeito Pe. Carlos Góes, secretários do governo, vereadores, estudantes, associação de catadores e a sociedade civil. De acordo com o Secretário Albano Soares, a campanha será dividida em quatro etapas, conscientização, ação, fiscalização e finalmente multa nos casos de infração.

maues-puxirum-da-limpeza-03O Bairro Mário Fonseca foi o primeiro a receber a equipe de agentes ambientais,na tarde de hoje. O prefeito Padre Carlos defendeu que a partir desta campanha, Maués terá outro comportamento, pela parceria do governo com a população, no sentido de fazer o manejo correto dos resíduos sólidos, melhorando a qualidade de vida e saúde dos moradores.

CIDADE MODELO

A Campanha Puxirum de Limpeza. Tô dentro! não se resume apenas em tirar entulhos das ruas, mais tem um objetivo ousado que é tornar a cidade de Maués o município modelo em limpeza para o Estado do Amazonas e isso consiste em trabalhar o aterro sanitário, adequação do município as leias ambientais entre outros.

maues-puxirum-da-limpeza-04A campanha é uma parceria com secretarias de governo, Semosp, Semsa, Sejel, Setur e Semed, que enviou estudantes para a abertura do evento. O Secretário de Educação Luiz Gonçalves, disse que é papel do poder público despertar nos estudantes o dever de cuidar do meio ambiente, por isso os adolescentes participam ativamente e têm o compromisso de multiplicar o conhecimento para a preservação.

Luciana Andrade, da Escola Salum de Almeida, que participou da soltura de quelônios na semana passada explica que esse olhar mais cuidadoso com o meio ambiente tem se intensificado com as visitas dos alunos nesses projetos ambientais. Alana Pereira, também estudante, defende que cabe a todo cidadão e não só ao poder público fazer sua parte no que diz respeito ao destino dos resíduos sólidos. A Campanha Puxirum de Limpeza se estende até final de julho.

Roberto Brasil