Maués investe na zona rural levando equipe permanente de saúde ribeirinha

By -

maues-saude-ribeirinha-01Levar assistência médica e infraestrutura aos lugares mais distantes, é mais uma missão do governo do prefeito Pe. Carlos Góes (PT) planejada para a zona rural.

A Prefeitura de Maués, vem criando um modelo de desenvolvimento que iniciou na Comunidade Liberdade, no Rio Apocuitaua, onde residem cerca de 3.500 famílias, atendidas com energia do Programa “Luz Para Todos”, água, mantida pelo SAAE e escola moderna.

maues-saude-ribeirinha-02A novidade é a chegada da equipe Permanente de Saúde Ribeirinha composta por um médico cubano do Programa “Mais Médicos, uma técnica de enfermagem, enfermeira e um agente comunitário de saúde.

Na última sexta-feira (10), o Secretário de Saúde, Anderson Jerry, representou o prefeito na entrega da equipe aos moradores do Pólo 7 considerando a iniciativa uma conquista.

maues-saude-ribeirinha-03Antes os moradores tinham que enfrentar nove horas de barco para chegar à cidade e ter atendimento médico, agora o médico vai residir na Comunidade e prestar atendimento em comunidades satélites.

“Antes tínhamos que gastar nove horas para ir até Maués, para fazer consulta ou levar pessoas doentes, agora nossa realidade é outra, o médico mora perto da gente”, foi o que confirmou o coordenador da Comunidade Cicantar Robson Oliveira. Ele levou toda a família para a consulta com a equipe que no primeiro dia atendeu 68 pessoas.

Robson frisou que agora precisa apenas de 20 minutos para chegar a comunidade e ser atendido pelo médico.

maues-saude-ribeirinha-04Para a moradora da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Raimunda Andrea Souza, outro diferencial são os custos que reduziram. “Para irmos a cidade o custo era muito alto, ter médico permanente dentro do nosso setor, facilita muito, vamos gastar menos com combustível e com o tempo”, argumentou.

O coordenador do setor Lourival Moreira, lembra que há quatro anos atrás o local possuía os agentes de saúde e o posto, mas não funcionava.

Os relatos dos moradores e a satisfação com a chegada da equipe de saúde, foi enfatizada pelo vereador Zequinha Gondin (PT), vice presidente da Comissão de Saúde da Câmara. “É uma realidade do governo, implantando saúde, tudo isso graças a coragem do prefeito Pe. Carlos, que tem uma visão diferenciada aplicando o recurso da saúde na saúde”, disse.

Mas, o maior desafio segundo o Secretário de Saúde, Anderson Jerry, será manter a equipe e toda estrutura. “Para isso planejamos desde a reforma da casa da equipe, do posto, os medicamentos e toda a infraestrutura para um projeto que é inovador no interior do Amazonas. A missão do nosso prefeito é cuidar de gente e nós estamos contribuindo para mudar a vida das pessoas”, ressaltou.

Roberto Brasil