Maués comemora 182 anos com muita festa e ações de governo

By -
bolo
Os 182 anos de história da terra do guaraná foram comemorados em grande estilo pela população mauesense. Uma vasta e diversa programação foi montada pelo governo para celebrar o aniversário da cidade durante os dois dias de festa.

Inaugurações de obras como a UBS “Ir. Veronica Kumagai”, no dia 23 e a novíssima academia para a saúde “Raimundo Pinto de Oliveira, um espaço ao ar livre entregue na última quarta-feira (24), mostraram, de acordo com o prefeito Pe. Carlos “que mesmo face a crise econômica, Maués sai na frente de muitos lugares, pois estamos inaugurando e entregando espaços públicos à população”.
Mas o evento não se resumiu nisso. A prefeitura também promoveu o fórum “Maués e o guaraná: o Ethos de um povo”, que discutiu com toda sociedade os hábitos crenças, costumes e a relação do povo mauesense com o fruto-símbolo desde os antepassados sateré. Também aconteceu o lançamento do livro da escritora Iraildes Caldas, mauesense, sobre a organização política e a função social das mulheres sateré mawé. A escritora recebeu o troféu “Filha do Guaraná” pelo relevante serviço prestado à sua terra natal.
Na praça de alimentação uma estrutura moderna de palco, som e iluminação foi montada para os shows e atrações culturais que se apresentaram nos dias 23 e 24, com grupos locais e bandas regionais – o sertanejo Luigi Zone e a banda forrozeira Xiado da Xinela. Além disso houve também a realização dos concursos Miss Maués Melhor Idade e o concorrido garota Cidade, bem como a gincana esportiva cultural de equipes, tendo o Ifam como bi campeã.
 
Na véspera do aniversário, o prefeito equipe de governo cantaram os parabéns junto a população, sob o show pirotécnico. O presente, além da grande festa foi anunciado à meia noite: a atração nacional para o Festival de Verão, em setembro é o grupo Raça Negra, de acordo com Góes. A população de Maués estampou e esbanjou alegria durante as comemorações, e levou à risca o slogan do aniversário para esse ano “Eu amo minha cidade”. No dia 25, ontem Maués festejou 182 anos de história, marcada por um povo guerreiro e que não foge à luta, literalmente.

Mario Dantas