Maternidades da Susam promovem atividades de homenagens ao Dia das Mães

By -

dia-das-maes-maternidades-susamMaternidades da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) organizaram homenagens para marcar o Dia das Mães, que será comemorado no domingo (8). A maioria delas antecipou a atividade para esta sexta-feira (6), com entrega de flores para as mães que estavam em atendimento. Na Maternidade da Alvorada, as atividades ocorrem neste sábado (7), quando as mães terão acesso a serviços de beleza, numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Maternidade Ana Braga, que completa 12 anos de funcionamento neste mês, vai juntar as festividades e, na terça-feira (10), lança o projeto “Plante o Futuro” e inaugura o Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (Savvis).

Inaugurada em 2004, a Maternidade Ana Braga já realizou mais de 140 mil partos, sendo uma das duas referências da rede estadual de saúde para gestantes de alto risco – a outra é a Maternidade Balbina Mestrinho. “Neste ano, as comemorações de aniversário serão marcadas por dois programas muito especiais e que mostram o compromisso da unidade em criar vínculos com a comunidade e, também, de continuar ampliando os serviços prestados, com ênfase na atenção integral à saúde da mulher”, diz o diretor da unidade, José Antenor Filho

O Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (Savvis) que será implantado na Maternidade Ana Braga será o segundo da rede estadual de saúde. O primeiro a ser implantado funciona no Instituto da Mulher Dona Lindu. A gerente de enfermagem da Ana Braga, Maria Gracimar Fecury, explica que as mulheres que chegarem à unidade com sinais de agressão sexual serão atendidas por equipe multidisciplinar especialmente treinada. Este atendimento incluirá acompanhamento psicológico e todo o protocolo de prevenção para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez indesejada, assim como, acompanhamento ambulatorial.

Com o lançamento do projeto “Plante o Futuro”, todas as mães de crianças nascidas na unidade passarão a receber, no momento da alta hospitalar, uma mudinha de planta e serão estimulados a cultivá-la. O projeto tem a parceria com o Horto Municipal de Manaus. “O que pretendemos é que os pais se sintam tocados pela simbologia que essa atitude representa. Uma planta, para crescer e dar frutos, precisa receber cuidados diariamente, assim como as crianças, que necessitam de amor e atenção”, disse.  O projeto também tem o objetivo de incentivar a arborização da cidade.

Junto com a muda as mães vão receber um certificado de que o bebê nasceu na maternidade. “Quando os pais forem contar para os filhos a história de onde eles nasceram, vão poder mostrar o certificado. Essa é uma forma de toda a equipe de trabalho da maternidade fazer parte da história de cada criança”, acrescentou.

Semana da Enfermagem – Outra atividade organizada na Ana Braga como parte da programação de aniversário será a I Semana Cientifica e XII Semana de Enfermagem. O evento terá como tema: “Boas Práticas na atenção ao parto e nascimento: o cuidado multiprofissional na Maternidade Ana Braga”.

Roberto Brasil